Pular para o conteúdo principal

Poluição Sonora é tema do primeiro "Ambiente em Foco Virtual” de abril
Foto: Divulgação/PBH

Poluição Sonora é tema do primeiro "Ambiente em Foco Virtual” de abril

criado em - atualizado em

Já estão abertas as inscrições para o próximo encontro on-line do ciclo de palestras “Ambiente em Foco Virtual”, no próximo dia 12, às 14h30. Com o tema "Políticas Públicas e Prevenção à Poluição Sonora Urbana - Estudo de caso na área do conjunto moderno da Pampulha”, a palestra será ministrada pelo  Mestre em Saneamento e Meio Ambiente e atual presidente da Sociedade Brasileira de Acústica, Krisdany Vinícius Cavalcante. Ela apresentará as bases legais e as diretrizes técnicas para medição de ruídos e elaboração de mapas acústicos, bem como os resultados do estudo de caso realizado na região do conjunto moderno da Pampulha, beneficiado pelo Fundo Municipal de Defesa Ambiental (FMDA).

Sendo um dos maiores problemas ambientais que ocorrem nos grandes centros urbanos, a poluição sonora ocorre quando o som altera a condição normal de audição em um determinado ambiente. Embora não se acumule no meio ambiente como outros tipos de poluição, causa vários danos ao corpo, à qualidade de vida das pessoas e à fauna. Por isso, é considerada um problema de saúde pública mundial. Ciente da necessidade de solução, Belo Horizonte trabalha por meio de políticas públicas de prevenção e controle da poluição sonora. Entre outras ações, atualmente está em desenvolvimento um projeto da Prefeitura para mapeamento nos níveis de pressão sonora na capital, como instrumento de gestão e controle da qualidade acústica no município.

Durante a palestra, serão discutidas ações e estratégias para controle do ruído nas cidades e prevenção da poluição sonora, dentro do contexto político-ambiental de Belo Horizonte. O encontro promoverá a troca de informações, bem como a aproximação da sociedade com a pauta, que reflete diretamente no cotidiano e qualidade de vida local.

A inscrição deve ser feita neste link. A confirmação de inscrição, bem como as orientações para participação e o link para acesso à sala virtual serão enviados posteriormente por e-mail. Em caso de dúvidas, o inscrito pode fazer contato pelo e-mail: ambienteemfoco@pbh.gov.br.

Sobre o Ambiente em Foco Virtual

Por meio do Centro de Extensão em Educação Ambiental, a Prefeitura promove atividades que têm como fio condutor a Agenda 21 Global, do Ministério do Meio Ambiente. Nele, são realizadas práticas que possibilitam à coletividade conhecer, debater e buscar encaminhamentos para as questões socioambientais. O trabalho foi reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente com o título de Sala Verde - Espaço Interativo de Formação Socioambiental.

Atualmente a Gerência de Educação Ambiental, através do Centro de Extensão, está realizando o "Ambiente em Foco Virtual", atividade integrante do Projeto "Educação Ambiental On-line". A proposta, que surgiu das demandas de isolamento e distanciamento social, buscou alternativa à suspensão de atividades educativas presenciais em razão da pandemia de Covid-19.

A metodologia adotada consiste na realização de palestras ao vivo e on-line, mediadas por uma plataforma virtual que ocorrem quinzenalmente, às terças-feiras. Os temas do Ambiente em Foco Virtual são pautados em consonância aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU, dos quais Belo Horizonte é signatária. São abordadas nas palestras temáticas como Biodiversidade, Mudanças climáticas, Meio ambiente e Saúde, Ecologia Urbana, Arborização urbana, Manutenção e plantio de árvores, Agroecologia, Consumo, Sustentabilidade, Ecossistema, Crise Hídrica, Ar, Água e Vegetação.