Pular para o conteúdo principal

Cartaz do painel internacional Diálogos para a Juventude da América
Foto: Arte PBH

Política para juventudes adotada pela PBH é apresentada em painel internacional

30/07/2020 | 17:28 | atualizado em 30/07/2020 | 17:28

A Prefeitura de Belo Horizonte participa nesta sexta-feira (31), às 19h, do painel internacional Diálogos para a Juventude da América, promovido pela rede Mercocidades de governos locais. Com o tema “Participação”, este é o segundo de uma série de quatro diálogos promovidos pela instituição.

Nesta edição, o subsecretário de Direito e Cidadania, Thiago Alves, vai apresentar a experiência de participação do Comitê Gestor do Centro de Referência da Juventude, ao lado de autoridades de cidades da Argentina, Bolívia, Equador e Peru. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste formulário.

O webinar abordará a construção das agendas sociais das diferentes cidades, com os jovens como protagonistas. Serão analisadas estratégias para promover a liderança dos jovens das Mercocidades, considerando que o futuro está vinculado à correta tomada de decisões e o essencial  envolvimento da população jovem.

De acordo com o subsecretário, é de grande importância para a gestão municipal poder compartilhar essa experiência pioneira de participação das juventudes. “No Centro de Referência da Juventude, o Comitê de Gestão Compartilhada, paritário entre poder público e sociedade civil, realmente participa das tomadas de decisão sobre o equipamento”, destaca Thiago.

Os seminários, realizados virtualmente, são organizados pela Unidade Temática da Juventude da Rede Mercocidades, atualmente coordenada pela cidade boliviana de La Paz, com o apoio da cidade argentina de Tandil. O auditório virtual terá a participação de até 500 pessoas.

 

Participam da mesa:

Thiago Alves (Belo Horizonte, Brasil)
Subsecretário de Direito e Cidadania da Prefeitura de Belo Horizonte.

Nicolás Tumminaro (Tandil, Argentina)
Técnico da Secretaria de Desenvolvimento Produtivo e Relações Internacionais do Governo de Tandil.

Tania Giovanna Peña Clavijo (Lima, Peru)
Gerente Adjunta da Juventude, Gestão da Participação no Bairro.

Diego Hidalgo (Quito, Equador)
Governo Municipal de Quito.

Geraldine Velez (La Paz, Bolívia)
Gerente de Projetos, Instituto da Juventude
Governo Municipal Autônomo de La Paz


Últimas Notícias

Imagens da região da Comunidade Dandara durantes a urbanização PBH leva urbanização e melhorias na qualidade de vida à Comunidade Dandara

A Comunidade Dandara possui hoje cerca de 1,35 mil famílias morando nas mais de 20 ruas transversais.

12/08/2020 | 16:43
Imagens aérea do centro de Belo Horizonte PBH cria Comitê de Acompanhamento da Implementação da Lei Aldir Blanc

O comitê é composto por 23 integrantes, sendo 11 do executivo municipal e 11 da sociedade civil, além de um representante técnico da UFMG.

12/08/2020 | 16:43