Pular para o conteúdo principal

Política Nacional de Barragens é tema do próximo "Ambiente em Foco Virtual”. Inscrições já estão abertas
Foto: Divulgação/PBH

Política Nacional de Barragens é tema do próximo "Ambiente em Foco Virtual”

criado em 15/02/2022 - atualizado em 15/02/2022 | 18:43

Já estão abertas as inscrições para o próximo encontro on-line do ciclo de palestras “Ambiente em Foco Virtual”, marcado para o próximo dia 22, às 14h30.  Com o tema "Política Nacional de Segurança de Barragens e a Segurança Hídrica de Belo Horizonte”, a palestra será ministrada pelo engenheiro civil e especialista em geotecnia de barragens, Ricardo Aguiar Magalhães, e abordará a dinâmica entre as instalações de barragens e a proteção dos recursos hídricos. 

A Política Nacional de Segurança Hídrica é a ferramenta que oficializa a gestão da segurança hídrica nacional em pontos de vista estrutural, operacional, ambiental e social, bem como a relação do empreendedor com a sociedade: suas obrigações, normatização, fiscalização, entre outros. Ela é o caminho para a melhoria contínua da qualidade e operabilidade dos sistemas de abastecimento e, no contexto do estado de Minas Gerais, que abriga tantos empreendimentos desta natureza, é ela quem se articula para promover a segurança das barragens e, consequentemente, a segurança hídrica, especificamente no caso de Belo Horizonte. 

O encontro busca ampliar os conhecimentos por meio da troca de informações, bem como a aproximação da sociedade com a pauta, que reflete diretamente no cotidiano e qualidade de vida local. A inscrição deve ser feita neste link. A confirmação de inscrição, bem como as orientações para participação e o link para acesso à sala virtual serão enviados posteriormente por e-mail. Em caso de dúvidas, o inscrito pode fazer contato pelo e-mail: ambienteemfoco@pbh.gov.br.  

Ambiente em Foco Virtual

Por meio do Centro de Extensão em Educação Ambiental, a Prefeitura promove atividades que têm como fio condutor a Agenda 21 Global, do Ministério do Meio Ambiente. Nele, são realizadas práticas que possibilitam à coletividade conhecer, debater e buscar encaminhamentos para as questões socioambientais. O trabalho foi reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente com o título de Sala Verde - Espaço Interativo de Formação Socioambiental. 

A metodologia adotada consiste na realização de palestras ao vivo e on-line, mediadas por uma plataforma virtual que ocorrem quinzenalmente, às terças-feiras. Os temas do Ambiente em Foco Virtual são pautados em consonância aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU, dos quais Belo Horizonte é signatária. São abordadas nas palestras temáticas como Biodiversidade, Mudanças climáticas, Meio ambiente e Saúde, Ecologia Urbana, Arborização urbana, Manutenção e plantio de árvores, Agroecologia, Consumo, Sustentabilidade, Ecossistema, Crise Hídrica, Ar, Água e Vegetação.