10 November 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e da Belo Horizonte Film Commission (BHFC), participa nesta semana da MAX 2025 – Minas Gerais Audiovisual Expo, o maior salão mineiro de negócios dedicado à indústria audiovisual. Realizada pelo Sebrae Minas, com curadoria da Brasil Audiovisual Independente (Bravi), a MAX promove desde 2016 encontros entre produtores, exibidores e demais agentes do setor, fomentando o mercado de produção de conteúdo para mídia e entretenimento, ampliando a geração de negócios e aumentando a competitividade dos empreendimentos audiovisuais por meio de qualificação técnica.
O evento acontece desta terça (11) à quinta-feira (13) na sede do Sebrae Minas (Avenida Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada). A participação da PBH na MAX 2025 reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do audiovisual como vetor estratégico da economia criativa. Uma das patrocinadoras da edição 2025, a Secretaria de Cultura terá um estande próprio no evento, espaço que abrigará a Belo Horizonte Film Commission e servirá de ponto de encontro para agendas estratégicas com players e produtores, com foco na apresentação da política de audiovisual desenvolvida pela Prefeitura.
Para a secretária de Cultura, Eliane Parreiras, a presença de Belo Horizonte na MAX 2025 reafirma o compromisso da Prefeitura com o fortalecimento do audiovisual como um eixo estratégico da política cultural da cidade. “Por meio do Programa BH nas Telas e da atuação da Belo Horizonte Film Commission, a Prefeitura tem consolidado uma estrutura sólida de fomento, formação e atração de produções, que impulsiona a economia criativa, gera empregos e amplia a visibilidade da cidade no cenário nacional. Estar na MAX é reafirmar esse compromisso e projetar Belo Horizonte como um polo cada vez mais dinâmico e inovador no audiovisual brasileiro”.
Investimentos
Entre 2020 e 2025, a Prefeitura de Belo Horizonte destinou mais de R$ 43 milhões exclusivamente à promoção do audiovisual. Desde a criação da Film Commission, o município contabiliza R$ 88 milhões em investimentos diretos, com 692 filmagens autorizadas, totalizando 1.095 diárias e 13.105 postos de trabalho gerados. Somente em 2025, já foram 205 autorizações de filmagem emitidas, consolidando a cidade como um polo audiovisual em expansão.
A gestora da Belo Horizonte Film Commission e coordenadora do núcleo do BH nas Telas, Thaylane Cristina, afirma que “os investimentos realizados nos últimos anos refletem uma política pública consistente, que gera empregos, movimenta a economia criativa e amplia a visibilidade da cidade no cenário audiovisual. Estar na MAX é também uma oportunidade de apresentar os resultados desse trabalho e fortalecer parcerias estratégicas para o crescimento do setor”.
Belo Horizonte Film Commission
Vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, a Belo Horizonte Film Commission é responsável pela regulação, autorização e atração de filmagens no município. A iniciativa busca valorizar a cidade como locação, facilitando o acesso a seus cenários urbanos, profissionais e estruturas de produção.
Entre os seus principais serviços, destaca-se a autorização de filmagens e gravações em áreas públicas municipais para produções dos mais variados formatos: de programas de TV, obras de ficção, documentários, longas ou curtas-metragens, sejam nacionais ou estrangeiras. A colaboração da Belo Horizonte Film Commission se dá, especialmente, por meio da garantia de uma assistência para o melhor desenrolar da economia audiovisual no município, assegurando celeridade nos trâmites de autorização.
O catálogo de locações, disponível no Portal Belo Horizonte, reúne espaços como o Conjunto Moderno da Pampulha, algumas das principais praças da cidade, os equipamentos municipais da cultura, os Conjuntos Arquitetônicos tradicionais, a paisagem urbana e os parques da capital. Conta, ainda, com um cadastro de prestadores de serviços, buscando facilitar o acesso pelas produções de fora à reconhecida qualidade dos agentes produtivos do audiovisual mineiro.
A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento do Audiovisual de Belo Horizonte, o BH nas Telas, lançado em 2018 pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e que compreende uma série de ações voltadas ao desenvolvimento do setor audiovisual na capital.
Sobre a MAX 2025
A MAX 2025 se consolida como o maior evento mineiro e um dos mais relevantes do Brasil voltados ao mercado audiovisual. A programação inclui rodadas de negócios, painéis, palestras e encontros voltados à capacitação técnica, à ampliação de parcerias e ao desenvolvimento de novos modelos de negócios para o setor.
