Pular para o conteúdo principal

Mais trinta pessoas em reunião em uma sala.
Foto: Ricardo Laf/PBH

Poder público e artistas se encontram para debater o FIT-BH

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e a Fundação Municipal de Cultura (FMC) promoveram, na terça-feira, dia 16 de janeiro, no Teatro Marília, um encontro especial com artistas, produtores e atores culturais. A conversa foi sobre o Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte – FIT BH, que chega em 2018 à 14ª edição, em setembro. O encontro alinha-se com as diretrizes da SMC/FMC voltadas a construir políticas públicas junto com a cidade e discutir suas ações e atividades de forma horizontalizada, participativa e democrática.

 

A conversa contou com grande presença de público e tratou de assuntos como memória do FIT, conceito, diretrizes, indicadores, e a importância da assessoria especial, já formalizada dentro da SMC/FMC, para gerenciar todos os festivais públicos municipais – FIT, FAN, FIQ, FLI e Virada Cultural. Para o presidente da FMC, Romulo Avelar, que participou do encontro, a reunião de ontem foi importante no sentido de aproximação entre o poder público e a cidade e a construção conjunta. “Esta reunião evidenciou a necessidade de ampliação do diálogo e de construção conjunta de políticas públicas. A discussão foi em torno do FIT, e em breve será ampliada para todos os festivais e outros setores importantes como a Escola Livre de Artes, os Centros Culturais, o Conjunto Moderno da Pampulha, dentre outros”, completa.

 

Outros encontros nesse sentido já aconteceram, entre eles a série Diálogos Culturais, na qual o Secretário Municipal de Cultura, Juca Ferreira, conversou com todas áreas artísticas da cidade; a Caravana Cultural, que percorreu equipamentos públicos em todas as regionais para apresentar o Edital da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, as eleições e a importância da representatividade para Câmara de Fomento e o Conselho Municipal de Cultura; e reuniões públicas como a de apresentação do Edital de Arte Urbana.