Pular para o conteúdo principal

Foto preto e branca de mulher próxima ao microfone ao lado de homem com pandeiro. Ao fundo, homem na bateria.
Foto: Arquivo

Pocket show revive programa de talentos “Brasa 4” no Museu da Imagem e do Som

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura apresentam na terça-feira, dia 10 de dezembro, às 19h, um pocket show com músicos e cantores que atuaram no programa de talentos "Brasa 4", da TV Itacolomi. A atividade será realizada no Museu da Imagem e do Som e faz parte da série de eventos integrados à exposição "TV Itacolomi - A pioneira de Minas", em cartaz no local. A mostra pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e às terças-feiras, das 9h às 21h.

 

Entre 1966 e 1972, a TV Itacolomi produziu e exibiu o programa "Brasa 4", atração que apresentou aos telespectadores mineiros jovens talentos da música. A atração era produzida nos mesmos moldes que o programa Jovem Guarda (1965-1968), que lançou Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa.

 

A programação contará com os conjuntos Os Agitadores, The Analfabitles e músicos do Brasa 4, além dos artistas Dalva Righetti, Marisa Rossi, Amir Francisco, Edinho, Roberto Reis, Sirlan, Marilton Borges e Wagner Carone.

 

 

TV Itacolomi: a pioneira de Minas

O acervo do Museu da Imagem e do Som tem centenas de imagens que remontam à história da TV Itacolomi, primeira emissora de televisão de Minas Gerais, inaugurada oficialmente em 8 de novembro de 1955, por Assis Chateaubriand, do grupo Diários Associados. Com 25 anos de funcionamento, permanecendo como líder de audiência durante boa parte de sua existência, foi retirada do ar em 18 de julho de 1980.  

 

Cenas de seus bastidores, artistas, técnicos, equipamentos e eventos fazem parte do acervo. O Museu também possui 22 entrevistas com vários profissionais da extinta TV, gravadas dentro do projeto de História Oral “40 anos da TV Itacolomi”, em 1995. Este projeto deixou como legado um amplo material de pesquisa, além da compilação de clippings, vinhetas e souvenirs com a marca da Itacolomi.

 

 

“Brasa 4 na TV Itacolomi”

Dia 10, terça-feira, às 19h

Museu da Imagem e do Som - Avenida Álvares Cabral, 560, Centro

ENTRADA GRATUITA

Informações para o público: (31) 3277-4131