Pular para o conteúdo principal

Rua íngreme com pneus protegendo a calçada. Atletas descem a rua sentados em seus carrinhos de rolimã
Foto: Divilgação

Pneus recebidos pela SLU serão usados no Mundialito de Rolimã

criado em - atualizado em

Parte dos pneus que cidadãos e empresas entregam gratuitamente nas Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs) e na Unidade de Recebimento de Pneus (URP) da Prefeitura são aproveitados em acontecimentos esportivos e atividades de Educação Ambiental. Neste sábado, dia 22, o 7º Mundialito de Rolimã do Abacate vai utilizar cerca de mil desses pneus em seu tradicional evento no bairro Salgado Filho, região Oeste de Belo Horizonte.
 

Fernando Augusto Muzzi Ramos, chefe da Divisão de Reciclagem da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), conta que os organizadores vão retirar os pneus na sexta-feira, dia 21. “Mediante assinatura de um termo de responsabilidade, eles se comprometem a devolvê-los na segunda-feira, após a competição”, explica. “Assim garantimos que esse material continuará tendo a destinação correta, sem riscos de sujar a cidade ou acumular água”, completa.
 

A parceria entre a SLU e o Mundialito de Rolimã já rendeu diversos empréstimos de pneus em anos anteriores. Em todas as ocasiões, os resíduos foram devolvidos dentro do prazo estabelecido sem perigo de descarte irregular do material pela cidade.
 

Na próxima semana, será a vez da Escola Municipal José Maria Alkmim, situada no bairro Serra Verde, região de Venda Nova, utilizar cerca de 250 pneus cedidos pela Superintendência. A direção do estabelecimento de ensino pretende promover o cercamento de hortas e jardins segundo as ações de Educação Ambiental desenvolvidas na escola. Nesse caso, os pneus serão doados à Instituição.
 

Fernando Muzzi esclarece que a SLU não recomenda a utilização de pneus em obras estruturais, como construção de escadas, muros de arrimo ou outros projetos de alvenaria. “Sugerimos trabalhar com muita cautela e contar sempre com a ajuda de profissionais especializados no assunto”, adverte.
 

Fernando reforça a necessidade do descarte correto de pneus no dia a dia. “O cidadão pode levá-los para uma das mais de 30 URPVs da capital”, lembra. Nesses locais, cada pessoa pode rejeitar diariamente até duas unidades. O serviço é gratuito.
 

Grandes quantidades são recebidas na URP, que permanece aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O endereço é BR-040, km 531, bairro Jardim Filadélfia.

Os endereços e telefones das URPVs e da URP estão disponíveis na página da SLU no Portal PBH ou no telefone 156.