Pular para o conteúdo principal

Quatro crianças de escolas municipais de Belo Horizonte plantam uma muda de árvore, durante o dia.
Foto: Divulgação PBH

Plantio de mais de 15 mil árvores é realizado pela Prefeitura

criado em - atualizado em
O reflorestamento da Serra do Engenho Nogueira, na região da Pampulha, deixou Everton Alves Rodrigues surpreso e satisfeito. “Antes era tudo abandonado, com entulho, tinha escorpião e agora está sendo limpo, árvores estão sendo plantadas e toda a área preservada”, contou. Morador do bairro Jardim Montanhês, Everton aprovou as ações de revegetação realizadas pela Prefeitura de Belo Horizonte em uma área próximo à sua casa. 

A revegetação faz parte do programa Montes Verdes, uma das ações de plantio desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Desde 2017, já foram plantadas mais de 15 mil mudas de árvores nativas em diferentes regiões e parques de Belo Horizonte.

Somente na Serra foram plantadas 9.510 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e Cerrado. A Prefeitura coordena ainda ações de irrigação, manutenção da área e atividades de educação ambiental junto aos moradores do entorno da área revitalizada. 

Diretor de Planejamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Christiano Pace explica que também há plantios realizados por meio de compensação ambiental. “Quando uma empresa que gera determinado impacto no município entra com o pedido de licenciamento, é necessário colocar medidas mitigadoras. Uma dessas medidas é o plantio de árvores na cidade. Já foram plantadas 3.756 mudas de árvores por meio de compensação ambiental no município trazendo benefício para o cidadão e garantindo um desenvolvimento sustentável da cidade”, afirmou. 



PlantarBH

O programa PlantarBH, realizado pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação e pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, possibilitou o plantio de 2.371 mudas de árvores. Por meio da educação ambiental, alunos de 21 escolas municipais, plantaram as árvores em dez diferentes parques nas regionais Barreiro, Centro-sul, Nordeste, Norte e Oeste.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck, o plantio de árvores precisa ser executado de forma correta e de acordo com a realidade da cidade. “Estamos realizando um trabalho sério de plantio, com espécies nativas, que fazem parte da história de BH. As árvores estão sendo plantadas nos locais adequados e dentro do período correto para seu desenvolvimento”, concluiu. 



Dez mil árvores a mais no ano que vem

A Prefeitura vai ampliar o número de árvores plantadas no próximo ano. E, para alcançar a meta, assinou, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, um Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Chico Mendes para a produção e plantio de 10 mil mudas de espécies nativas em BH.

O objetivo da parceria é desenvolver ações conjuntas e harmônicas para a conservação, recuperação e restauração da vegetação de áreas de Mata Atlântica e Cerrado de Belo Horizonte e da Floresta Nacional de Passa Quatro, no Sul de Minas.

“As mudas serão produzidas pelo viveiro da Floresta de Passa Quatro, do Instituto Chico Mendes, com materiais fornecidos pela Secretaria de Meio Ambiente. Vale destacar que não haverá repasse de recursos financeiros e sim intercâmbio de informações técnicas e plantios dessas mudas”, destacou o secretário Mário Werneck. 

O Termo de Cooperação Técnica é válido até março de 2020. A meta é plantar, no mínimo, 20 mil mudas e os locais serão definidos de acordo com a necessidade da cidade.
 
 

06/12/2018. Plantio de árvores pela PBH. Fotos: Divulgação/PBH