Pular para o conteúdo principal

Ora-pro-nobis florido
Foto: Divulgação/PBH

Plantas alimentícias não convencionais são tema do Ambiente em Foco Virtual

criado em - atualizado em

 Afinal, o que são PANC? O que elas têm a ver com segurança alimentar, cultura, saúde e economia? Como podemos conhecer mais sobre elas e usar no nosso dia-a-dia? Esses são alguns tópicos a serem abordados durante a 7ª edição do "Ambiente em Foco Virtual", cujo tema é “Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC): um universo desconhecido na cidade de Belo Horizonte”. A palestra será realizada nesta quinta-feira, dia 13, por meio de plataforma na internet.

 

Em maio, o tema central do projeto de Educação Ambiental On-line é biodiversidade e conservação ambiental, pautado na Agenda 21, em orientações do Ministério do Meio Ambiente e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

 

Nessa perspectiva, propõe-se a palestra sobre Plantas alimentícias Não Convencionais (PANC) com o objetivo de demonstrar a possibilidade de uma alimentação embasada em alimentos regionais, naturais, frescos e de fácil cultivo nos quintais residenciais. Ora-pro-nobis, taioba, bertalha, peixinho da horta, entre outras, são exemplos de PANC. 

 

Outro enfoque é a importância do cuidado com o consumo de plantas desconhecidas que podem ser venenosas. “Belo Horizonte, assim como em outras capitais do país, é repleta de plantas alimentícias não convencionais (PANC) em suas ruas, avenidas, praças e parques, que, no entanto, passam muitas vezes despercebidas pela maior parte de seus moradores”, afirma o especialista Lucas Monteiro Mourão. 

 

Formado em Relações Econômicas Internacionais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), educador e paisagista pelo Instituto de Arte e Projeto (INAP), o palestrante atua desde 2015 com cursos, oficinas e consultoria voltados para o conhecimento e uso das PANCs, Vegetarianismo e Agroecologia. Atualmente, também é coordenador da comunidade local do movimento internacional Slow Food em Belo Horizonte. 

 

Sobre o projeto 

 

O “Ambiente em Foco Virtual” é uma atividade integrante do projeto "Educação Ambiental On-line", realizado pela Gerência de Educação Ambiental (GEEDA), por meio do Centro de Extensão em Educação Ambiental - Sala Verde, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

 

Esta proposta surgiu diante das demandas de isolamento e distanciamento social, e a consequente suspensão de atividades educativas presenciais ocasionadas pelo período de pandemia da Covid-19. Por outro lado, apresenta-se como oportunidade para ampliar a abrangência das atividades mensalmente promovidas pela GEEDA, e para debater temas de relevância no contexto da gestão ambiental municipal, bem como da educação ambiental em geral. 

 

Ambiente em Foco Virtual - Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc): Um universo desconhecido em Belo Horizonte

 

- Palestrante: Lucas Monteiro Mourão
- Data: 13/05/2021 - Quinta-Feira
- Horário: 14h30min às 16h00min
- Inscrição: pode ser feita individualmente utilizando o link: https://forms.gle/4rc1JG6ygtDz98fA6
- Local: Plataforma virtual

 

A confirmação da inscrição e orientações para participação, incluindo link da plataforma Google Meet, serão encaminhadas posteriormente por meio do email: ambienteemfoco@pbh.gov.br.