19 June 2017 -
A partir de segunda, dia 26 de junho, começam os testes de circulação de táxis de Belo Horizonte e praças integradas na pista de ônibus (MOVE) da Avenida Cristiano Machado. A medida tem o objetivo de reduzir o tempo de viagem, atendendo, assim, a mais uma reivindicação dos taxistas.
Quem pode circular na pista de ônibus - Somente o táxi com passageiros a bordo poderá circular na pista de ônibus (MOVE) da Avenida Cristiano Machado. É obrigatório trafegar na faixa da direita, mantendo os faróis acesos e o eletrovisor ligado. O taxista não pode realizar embarque ou desembarque de passageiros ao longo da pista de ônibus. Os acessos de entrada e saída na pista de ônibus (MOVE) serão sinalizados. A pista de ônibus da Avenida Cristiano Machado possui equipamentos de fiscalização eletrônica que vão monitorar o respeito aos limites de velocidade nas vias, que é de 60km/h.
Resultados dos testes no Corredor Antônio Carlos
Os táxis de Belo Horizonte e praças integradas começaram a circular na pista de ônibus (MOVE) das avenidas Antônio Carlos e Pedro I, no dia 6/3. Os resultados apurados, durante o período de teste, demonstraram que houve melhora na operação dos veículos de táxi nos corredores sem qualquer interferência no tempo de viagem e na velocidade dos veículos MOVE. A BHTRANS realizou campanhas educativas para implantação do novo serviço. A segurança viária foi preservada atendendo os limites de velocidade e travessias de pedestres seguras, e apenas um acidente, de menor gravidade, foi registrado nos 90 dias de testes.
Avaliação do desempenho operacional do transporte coletivo
Linha |
Sentido |
Velocidade
|
Tempo de Viagem
| ||
Antes da Circulação dos Táxis | Depois da Circulação dos Táxis | Antes da Circulação dos Táxis | Depois da Circulação dos Táxis | ||
61 (direta)
| Bairro / Centro |
|
38Km/h |
17 Minutos |
17 Minutos |
Centro / Bairro |
|
|
16 Minutos |
16 Minutos | |
63 (paradora)
| Bairro / Centro |
|
25Km/h |
25 Minutos |
25 Minutos |
Centro / Bairro |
26Km/h |
25Km/h |
25 Minutos |
25 Minutos |
Foram medidas as velocidades e os tempos de viagem das linhas 61, que é direta, e 63, paradora. As duas linhas têm origem na Estação Venda Nova e percorrem o Corredor MOVE Antônio Carlos (avenidas Antônio Carlos e Pedro I) em toda sua extensão.
Foram feitas fiscalizações com agentes da BHTRANS, da Guarda Municipal e do Batalhão de Trânsito da PM, além da fiscalização eletrônica e também realizadas pesquisas com os taxistas e usuários para avaliarem a liberação do trânsito para os veículos de táxis nas pistas exclusivas.
Em relação à redução no tempo de viagem, testes preliminares realizados no percurso BH (Estação SENAI - Av. Antônio Carlos) ao Aeroporto de Confins - 41 quilômetros -, a BHTRANS verificou uma redução de cerca de 40% no tempo de viagem na pista do MOVE, em relação ao tempo gasto no mesmo percurso em pista mista. 91,7% dos taxistas entrevistados consideraram que a medida melhorou a operação, sentem segurança ao trafegar na pista exclusiva e também que o tempo de viagem melhorou.
A pesquisa com os usuários do MOVE foi realizada em cinco estações de transferência. Para 72,9% dos entrevistados não houve alteração quanto à segurança na travessia de pedestres na faixa.
Entre os usuários do táxi, 89,7% apontaram uma melhoria com o tráfego na pista exclusiva e disseram que o tempo de percurso ficou mais rápido.
Durante o período de testes, foram registradas apenas 26 irregularidades, como o embarque e desembarque de passageiros na pista exclusiva, desrespeito aos trechos de entrada e saída e à circulação apenas pela pista da direita.