Pular para o conteúdo principal

Pista do Move na Avenida Cristiano Machado com ônibus em movimento. Ao fundo, prédios.
Foto: Adão Souza/PBH

Pista do MOVE na Cristiano Machado é aberta para táxis

criado em - atualizado em

A partir de segunda, dia 26 de junho, começam os testes de circulação de táxis de Belo Horizonte e praças integradas na pista de ônibus (MOVE) da Avenida Cristiano Machado. A medida tem o objetivo de reduzir o tempo de viagem, atendendo, assim, a mais uma reivindicação dos taxistas.

 

Quem pode circular na pista de ônibus - Somente o táxi com passageiros a bordo poderá circular na pista de ônibus (MOVE) da Avenida Cristiano Machado. É obrigatório trafegar na faixa da direita, mantendo os faróis acesos e o eletrovisor ligado. O taxista não pode realizar embarque ou desembarque de passageiros ao longo da pista de ônibus. Os acessos de entrada e saída na pista de ônibus (MOVE) serão sinalizados. A pista de ônibus da Avenida Cristiano Machado possui equipamentos de fiscalização eletrônica que vão monitorar o respeito aos limites de velocidade nas vias, que é de 60km/h.

 

Resultados dos testes no Corredor Antônio Carlos

 

Os táxis de Belo Horizonte e praças integradas começaram a circular na pista de ônibus (MOVE) das avenidas Antônio Carlos e Pedro I, no dia 6/3. Os resultados apurados, durante o período de teste, demonstraram que houve melhora na operação dos veículos de táxi nos corredores sem qualquer interferência no tempo de viagem e na velocidade dos veículos MOVE. A BHTRANS realizou campanhas educativas para implantação do novo serviço. A segurança viária foi preservada atendendo os limites de velocidade e travessias de pedestres seguras, e apenas um acidente, de menor gravidade, foi registrado nos 90 dias de testes.

 

Avaliação do desempenho operacional do transporte coletivo

 

 

 

Linha

 

Sentido

 

Velocidade

 

 

Tempo de Viagem

 

Antes da Circulação dos Táxis

Depois da Circulação dos Táxis

Antes da Circulação dos Táxis

Depois da Circulação dos Táxis

 

61

(direta)

 

Bairro / Centro

 

38 Km/h

 

38Km/h

 

17 Minutos

 

17 Minutos

Centro / Bairro

 

40 Km/h

 

40 Km/h

 

16 Minutos

 

16 Minutos

 

63 (paradora)

 

Bairro / Centro

 

25 Km/h

 

25Km/h

 

25 Minutos

 

25 Minutos

Centro / Bairro

 

26Km/h

 

25Km/h

 

25 Minutos

 

25 Minutos

Foram medidas as velocidades e os tempos de viagem das linhas 61, que é direta, e 63, paradora. As duas linhas têm origem na Estação Venda Nova e percorrem o Corredor MOVE Antônio Carlos (avenidas Antônio Carlos e Pedro I) em toda sua extensão.

 

Foram feitas fiscalizações com agentes da BHTRANS, da Guarda Municipal e do Batalhão de Trânsito da PM, além da fiscalização eletrônica e também realizadas pesquisas com os taxistas e usuários para avaliarem a liberação do trânsito para os veículos de táxis nas pistas exclusivas.

 

Em relação à redução no tempo de viagem, testes preliminares realizados no percurso BH (Estação SENAI - Av. Antônio Carlos) ao Aeroporto de Confins - 41 quilômetros -, a BHTRANS verificou uma redução de cerca de 40% no tempo de viagem na pista do MOVE, em relação ao tempo gasto no mesmo percurso em pista mista. 91,7% dos taxistas entrevistados consideraram que a medida melhorou a operação, sentem segurança ao trafegar na pista exclusiva e também que o tempo de viagem melhorou.

 

A pesquisa com os usuários do MOVE foi realizada em cinco estações de transferência. Para 72,9% dos entrevistados não houve alteração quanto à segurança na travessia de pedestres na faixa.

 

Entre os usuários do táxi, 89,7% apontaram uma melhoria com o tráfego na pista exclusiva e disseram que o tempo de percurso ficou mais rápido.

 

Durante o período de testes, foram registradas apenas 26 irregularidades, como o embarque e desembarque de passageiros na pista exclusiva, desrespeito aos trechos de entrada e saída e à circulação apenas pela pista da direita.

 

image (5).png