Pular para o conteúdo principal

Pisada de Caboclo celebra cultura dos coletivos de matriz africana e indígena
Ricardo Laf/ PBH

Pisada de Caboclo celebra cultura dos coletivos de matriz africana e indígena

criado em - atualizado em

Com apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, a Pisada de Caboclo será realizada neste domingo (26), das 9h às 15h30, no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (CRCP), pela Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente (CCPJO), pelo CENARAB (Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira) e pela RUM (Reunião Umbandista Mineira). O evento também tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Municipal de Cultura e da Associação Cultural e Artística Ouro Negro, integrando o projeto Festejos na Lagoa, que compõe o calendário do CRCP Lagoa do Nado desde 2018. A celebração também conta com recursos do Projeto Territórios Criativos nas ações de pré-produção.

A Pisada de Caboclo é um tradicional festejo realizado pelos povos tradicionais de terreiros de matriz afro-brasileira em homenagem ao encontro com os saberes dos povos indígenas, guardiões dessa terra. O evento acontece desde 2017, e visa a confluência de saberes que surgem do encontro de povos indígenas presente nesse território, celebrando juntamente com a presença de terreiros da região metropolitana de Belo Horizonte.

Durante o festejo, povos indígenas e povos de terreiros cantam e dançam juntos, em círculos, descalços, com os pés na terra. Os cantos clamam e agradecem aos encantados e aos caboclos, que logo se fazem presentes tomando os corpos dos médiuns, manifestando em formas de fenômenos na natureza: chuva, sol, vento, pássaros, tudo em harmonia em um só tempo. Essa celebração acontece em volta de uma grande mesa de alimentos tradicionais e naturais, que são partilhados por todos os presentes. Durante todo o evento, em meio a muita música e danças tradicionais, os participantes são convidados para celebrar junto aos povos afro e indígenas suas tradições e liturgias.

Sobre o Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (CRCP)

O Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (CRCP) constitui atualmente um importante equipamento cultural, e se configura como um espaço de formação e desenvolvimento de pesquisas e ações de valorização e difusão das manifestações populares na cidade. O CRCP realiza atividades com pessoas e instituições ligadas à educação formal e não-formal, exercendo assim sua vocação para a valorização da memória, dos saberes e dos mestres populares. 

A atividade "Festejos na Lagoa" ocorre desde março de 2018, com programação que visa a continuidade das ações culturais que sempre foram a marca do Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, reforçando a vocação de um equipamento que está a favor de seu público ao valorizar e reconhecer as suas manifestações culturais. 

Ao longo dos anos as atividades receberam as seguintes temáticas: luta contra a discriminação racial, saudação aos povos indígenas, festejo especial semana de museus, festejos juninos, festejo especial de férias, agosto da cultura popular, primavera da cultura popular, panderolê infância, territórios afetivos da memória, festejos da consciência negra, literatura de cordel, capoeira, dentre outros.

Serviço

Evento:
Pisada de Caboclo – Celebração ao Mês da Consciência Negra

Local: Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (CRCP) - R. Min. Hermenegildo de Barros, 904 – Itapoã

Data: domingo (26)

Hora: Das 9h às 15h30

Entrada gratuita