Pular para o conteúdo principal

Imagem da iluminação na Praça do Santa Tereza
Foto: Rafael Carrieri

Pesquisa revela satisfação dos belo-horizontinos com iluminação pública

criado em - atualizado em

Os belo-horizontinos estão satisfeitos com a modernização dos mais de 180 mil pontos de luz realizada pela BHIP – concessionária responsável pelo parque de iluminação pública da capital. A informação foi extraída de uma pesquisa feita, em outubro, pela Vox Populi. O projeto de modernização, concluído no último ano, previa a substituição de todas as lâmpadas tradicionais, de vapor de sódio, por luminárias LED, que iluminam melhor, são mais econômicas e tem durabilidade superior. 

De acordo com a pesquisa, mais da metade da população percebeu a melhoria e modernização na iluminação. Entre os entrevistados, 55,8% notaram a mudança para lâmpadas de LED e 56,8% afirmam que a iluminação pública do seu bairro/rua melhorou em comparação há dois anos. Além disso, 78,8% daqueles que responderam a pesquisa estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a iluminação de sua rua/bairro.  

Outro dado de destaque mostra que aproximadamente 80% dos entrevistados não tiveram que solicitar serviços de manutenção ou fazer uma reclamação sobre Iluminação pública nos últimos 2 anos. A pesquisa foi realizada com 700 moradores, com 18 anos ou mais, em todas as regionais de Belo Horizonte. 

Com a cidade mais iluminada, a BHIP espera contribuir significativamente para o aumento da qualidade de vida dos munícipes, gerando mais segurança, colaborando para a redução dos índices de criminalidade, e com a diminuição de acidentes e atropelamentos causados por falta de visibilidade adequada. Trata-se da maior parceria público-privada (PPP) de iluminação pública em operação no país. 

Vantagens da tecnologia LED

Além de iluminar melhor, as luminárias LED são mais econômicas e duram até três vezes mais. Outra vantagem é que a coloração das lâmpadas com esta tecnologia melhora a experiência do cidadão ao circular pelas vias em período noturno, uma vez que a sua tonalidade apresenta uma melhor reprodução da cor ao olho humano. 

Vale destacar que a taxa de falha é bem menor nas luminárias LED. Enquanto as tradicionais luminárias em Vapor de Sódio apresentam taxa de falha em torno de 6%, esse índice é inferior a 1% nas luminárias LED. 

Canais de atendimento 

Em casos de não funcionamento, lâmpadas oscilando ou acesas durante o dia e braço da luminária quebrado, a BHIP pode ser acionada gratuitamente pelo atendimento telefônico (0800-941-6789). Também estão disponíveis o site www.bhip.com.br e o aplicativo BHIP para smartphones e tablets.