Pular para o conteúdo principal

PBH vence prêmio nacional de responsabilidade previdenciária
Foto: PBH/ Divulgação

PBH vence prêmio nacional de responsabilidade previdenciária

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte conquistou nessa quinta-feira (15) o 1º lugar no Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária 2023 pelo modelo de gestão previdenciária adotado no regime próprio. A cerimônia foi promovida pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM), em Foz de Iguaçu, no Paraná.

 

O subsecretário de Gestão Previdenciária e da Saúde do Segurado da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gleison Souza, representou o município na cerimônia e destacou as importantes conquistas alcançadas nos últimos anos.

 

“Implementamos um simulador de benefício on-line da PBH, no qual o servidor pode realizar uma consulta rápida e segura de quando poderá se aposentar e em quais regras. Também implantamos um Núcleo de Inteligência Previdenciária, para implementar e fortalecer os mecanismos de controle e, assim, coibir e identificar fraudes previdenciárias. Além disso, temos atuado na otimização e na informatização de processos, como a digitalização de documentos que fizeram com que o indicador de tempo de concessão de aposentadoria diminuísse de 10 meses, em 2017, para os atuais 33 dias”, pontuou Gleison Souza.

 

“Nosso trabalho é permanente, baseado na transparência e na melhoria contínua dos processos internos para oferecer cada vez mais segurança ao beneficiário do regime próprio de previdência. E receber o prêmio da ABIPEM é um importante reconhecimento de todo esse esforço. Parabéns a toda a equipe técnica e gerencial da Subsecretaria de Gestão Previdenciária. Esse mérito é de vocês”, disse o subsecretário.

 

Prêmio ABIPEM

 

O 5º Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária avaliou a gestão administração, financeira e atuarial, bem como a gestão de benefícios previdenciários dos municípios inscritos. O objetivo é fomentar, identificar, incentivar, reconhecer e divulgar instituições que sirvam de referência no âmbito da gestão previdenciária.