Pular para o conteúdo principal

Esculturas ao lado da PBH
Amira Hissa/PBH

PBH vai retirar esculturas de Drummond, Pedro Nava e Murilo Rubião para restauro

criado em - atualizado em

Nesta segunda-feira (7), as estátuas de Carlos Drummond de Andrade e Pedro Nava serão retiradas para restauração. A ação integra as celebrações da Prefeitura de Belo Horizonte aos 120 anos do poeta mineiro maior e patrimônio nacional – nascido em 31 de outubro de 1902. No lugar da estátua de Drummond, que fica na rua Goiás, será colocada uma placa interpretativa de sinalização. A restauração será realizada até dezembro. No mesmo dia, será retirada também para restauro a estátua de Murilo Rubião, localizada nos jardins da biblioteca pública estadual.

 

As esculturas de Drummond e do escritor Pedro Nava foram confeccionadas em bronze e em tamanho real pelo artista Leo Santana, que acompanhará todo o processo de retirada e de restauração, junto à empresa Ana Vladia, responsável pela Fundição Artística, para onde as estátuas seguirão. Os serviços compreenderão solda da mão direita e fundição e solda dos óculos de Drummond, e remoção da oxidação desgastada e nova pátina nas duas esculturas. Já os serviços de restauração da estátua de Murilo Rubião incluirão revitalização, remoção da oxidação desgastada e nova pátina. Após o fim das restaurações, será realizado um sarau de entrega das obras.

 

As estátuas de Henriqueta Lisboa e Roberto Drummond, recentemente vandalizadas, também serão restauradas. A retirada será no dia 8 de novembro.

 

Outras ações celebrativas

 

A programação celebrativa dos 120 anos Drummond prevê ainda outras ações. Belo Horizonte receberá em dezembro uma réplica do monumento de Drummond existente no calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro. Além disso, a Prefeitura realizará saraus temáticos de poesia e ações educativas sobre o patrimônio.

 

Visita especial - As celebrações aos 120 anos de Carlos Drummond foram abertas no dia 27 de outubro, com a visita do ator Pascoal da Conceição, que interpreta o escritor Mário de Andrade, grande amigo de Drummond. A visita iniciou na sede da Secretaria Municipal de Cultura, onde o artista foi recebido pela secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, pela presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, e pelo Secretário Municipal Adjunto de Cultura, Gabriel Portela.

 

O encontro também contou com a presença de chefes de gabinete, assessores e membros das equipes da Secretaria e da Fundação. Já na chegada, ele declamou textos e poemas de Mário de Andrade e conversou sobre a importância do escritor para a história da Cultura no país. Em seguida, eles caminharam a pé até as esculturas de Carlos Drummond de Andrade, que foi grande amigo de Mário de Andrade, e Pedro Nava e seguiram para a Prefeitura, na Rua Goiás, onde o ator teve um encontro com o Prefeito Fuad Noman.