Pular para o conteúdo principal

PBH vai restaurar esculturas de escritores mineiros
Foto: Amira Hissa/PBH

PBH vai restaurar esculturas de escritores mineiros

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte vai restaurar estátuas públicas que homenageiam Carlos Drummond de Andrade, Pedro Nava, Henriqueta Lisboa e Roberto Drummond, grandes representantes da literatura mineira. Os trabalhos de restauração - com prazo estimado de 120 dias para conclusão -, serão acompanhados pelo artista Leo Santana, que confeccionou as esculturas em bronze.

 

Os trâmites internos para que seja feita a recuperação das esculturas já estão em andamento. “Realizamos um grande empenho para que pudéssemos definir prazo e a total recuperação das esculturas. Avançamos internamente nos procedimentos burocráticos e definimos que todas as despesas serão pagas por meio de medida compensatória do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte. Essa decisão vai garantir a completa e merecida restauração das obras que reúnem parte da memória da nossa cultura literária”, comenta a secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras.

 

Para Luciana Féres, presidente da Fundação Municipal de Cultura, a recuperação das esculturas é uma ação justa e necessária. “A depredação das obras nos causou muita tristeza, mas agora estamos otimistas com a proposta da completa recuperação deste acervo tão importante. As esculturas são obras de arte que estão expostas no espaço público que é coletivo, e este patrimônio cultural deve ser cuidado por todos. Estes elementos constituem a nossa memória e identidade, nosso patrimônio cultural que estava em deterioração e, agora, devolveremos à sociedade essa justa homenagem aos escritores que marcaram a história de nossa cidade”, ressalta.

 

Após o fim das restaurações, será realizada uma campanha educativa sobre a importância dos monumentos e a responsabilidade de cada cidadão com os bens culturais.

 

Serão feitos os seguintes trabalhos de restauração:

 

  • Carlos Drummond de Andrade e Pedro Nava

Localização: Esquinas das Ruas Goiás e Bahia.

Trabalhos: solda da mão direita e fundição e solda dos óculos de Carlos Drummond de Andrade; remoção da oxidação desgastada e nova pátina nas duas esculturas.

 

  • Henriqueta Lisboa

Localização: Rua Pernambuco, na Savassi

Trabalhos: restauração da escultura com modelagem das duas mãos e do livro, fundição, solda, revitalização, remoção da oxidação desgastada e nova pátina.

 

  • Roberto Drummond

Localização: Praça da Savassi

Trabalhos: Restauração da escultura, incluindo revitalização, remoção da oxidação desgastada e nova pátina.