Pular para o conteúdo principal

Vista aérea da avenida Afonso Pena, com Parque Municipal à esquerda, abaixo, prédios por todos os lados e a Serra do Curral ao fundo.
Foto: Divulgação PBH

PBH vai aumentar em mais de dez vezes o número de pontos de internet gratuita

criado em - atualizado em
A Prefeitura, por meio da Prodabel, vai instalar mil novos hotspots, pontos de internet gratuita, em Belo Horizonte, a partir da semana que vem. Atualmente, a cidade já tem 91 locais de acesso livre à internet e esse número vai aumentar em mais de dez vezes, chegando a 1.091 pontos até julho de 2020. A instalação dos hotspots é realizada a partir de convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

 

Escolas municipais, unidades de saúde, como UPAs, centros de saúde, hospitais e centros de esterilização, Centros de Referência de Assistência Social, estações do Move e outros órgãos da Prefeitura receberão os novos pontos. Com a conectividade gratuita, além da internet, o cidadão tem acesso facilitado a sistemas online de serviços da Prefeitura de Belo Horizonte, como o aplicativo da PBH.

 

O projeto tem como objetivo ampliar a inclusão digital, democratizando o acesso à tecnologia e à informação e contribuindo na redução das desigualdades. Atualmente a rede BH Digital tem 406.586 cidadãos cadastrados, com, em média, sete mil novos cadastros por mês. Além do acesso sem fio para o cidadão que possui dispositivos móveis, o projeto atende 80% dos 302 telecentros da Prefeitura e conveniados.