Pular para o conteúdo principal

Informações da Prefeitura sobre o Covid-19
Foto: Arte PBH

PBH usa inteligência artificial para monitorar pacientes com sintomas da Covid

10/07/2020 | 18:16 | atualizado em 27/07/2020 | 18:30

A plataforma de consulta on-line da Prefeitura de Belo Horizonte conta agora com uma nova ferramenta baseada em inteligência artificial para acompanhamento dos pacientes com suspeita da Covid-19. Os usuários da teleconsulta, por meio da indicação médica, vão receber acesso gratuito a um aplicativo para aferição e monitoramento de sinais vitais. 

O serviço para a população de Belo Horizonte foi possível por meio de uma parceria entre a Prefeitura, a Binah.ai, a Unimed-BH e a Vale. Trata-se de uma tecnologia avançada que auxilia na avaliação mais completa das condições de saúde desses pacientes. A aplicação usa a câmera do celular para aferir as frequências cardíaca e respiratória, a saturação de oxigênio e o nível de stress dos pacientes. Para esta aferição, o sistema de Inteligência artificial, desenvolvido pela Binah, se baseia no reconhecimento e análise facial.

Os dados coletados pelo aplicativo são automaticamente encaminhados para a planilha de monitoramento diário do paciente. As informações vão aprimorar o processo de acompanhamento dos usuários de Centros de Saúde que utilizam a teleconsulta.

O aplicativo funciona em sistemas Android e iOS. O acesso é disponibilizado por e-mail durante a consulta on-line, e o usuário deve seguir os passos para instalação. Cada paciente poderá acessar o aplicativo por até 14 dias, sem limite de avaliações. São 39 mil licenças de uso simultâneo. A capital mineira é a primeira cidade no país a usar a tecnologia.

 

Consultas on-line

Desde abril a Prefeitura oferece aos moradores de Belo Horizonte consulta on-line para casos suspeitos de Covid-19. Até o momento já foram cerca de 7 mil atendimentos. Para ter acesso à teleconsulta, o morador deve ser cadastrado em qualquer Centro de Saúde da capital.

A consulta deve ser realizada por pessoas que apresentam sintomas como tosse, dor de garganta, congestão nasal e coriza, com ou sem febre. O acesso à plataforma de teleconsulta, desenvolvida pela Unimed-BH, é por meio do portal da Prefeitura ou o PBH APP. Após confirmar o cadastro no SUS-BH, o paciente entra em uma tela para marcar o atendimento.


Últimas Notícias

Realização do evento cultura Sound System Circuito em Casa reúne 20 atrações culturais em uma semana

O Circuito encerra a sua programação de julho e já inicia a de agosto com 20 diferentes atrações.

27/07/2020 | 17:32
Informações sobre a Covid-19 Mais de 3,5 mil pessoas são abordadas desde a lei que obriga o uso de máscaras

Entre os cidadãos abordados, 1.606 estavam devidamente equipados e outros 1.925 estavam em desacordo com a legislação.

21/07/2020 | 14:48