Pular para o conteúdo principal

PBH treina equipe técnica que fará primeiro mapa de ruídos da capital
Foto: Vilma Tomaz/PBH

PBH treina equipe técnica que fará primeiro mapa de ruídos da capital

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte está concluindo o treinamento da equipe técnica que participará do desenvolvimento do mapa de ruídos da capital, importante ferramenta que será usada no controle da poluição sonora. Os servidores estão aprendendo a operar sonômetros, calibradores e triples adquiridos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio de recursos do Fundo Municipal de Defesa Ambiental, que serão usados nas medições. Esta é a última fase da preparação antes de as equipes realizarem o trabalho, previsto para ter início ainda neste mês.


A atividade envolverá cerca de 40 fiscais das áreas de controle urbanístico e ambiental. As medições ocorrerão em mais de 2 mil pontos da cidade e a expectativa é que os primeiros mapas sejam divulgados no primeiro trimestre do ano que vem.

 

Os mapas de ruído fazem parte do conjunto de iniciativas da Prefeitura de Belo Horizonte para realizar um amplo diagnóstico do conforto acústico das várias regiões da cidade. Outra importância do primeiro mapeamento de ruídos da capital será a possibilidade de visualizar as emissões sonoras e classificá-las conforme as demandas e particularidades de cada região. 

 

O diagnóstico irá possibilitar ainda a execução de ações eficazes para melhorar a qualidade acústica da cidade e assim trazer benefícios para o bem-estar e saúde da população, uma vez que 17% das reclamações da comunidade registradas na Prefeitura são relacionadas à poluição sonora.