Pular para o conteúdo principal

PBH tem programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente
Foto: Divulgação/PBH

PBH tem programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

criado em - atualizado em

Mundialmente comemorado em 5 de junho, o Dia do Meio Ambiente terá uma programação especial da Prefeitura de Belo Horizonte até o próximo dia 11, com atividades promovidas pelas secretarias municipais de Meio Ambiente (SMMA), de Desenvolvimento Econômico (SMDE), de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC) e da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB). Além disso, o município estará presente em outros eventos regionais e estaduais que abordaram o tema.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck, destaca que o objetivo principal da programação da Prefeitura é mostrar como Belo Horizonte avança em políticas públicas ambientais, bem como trazer o assunto para o cotidiano dos belo-horizontinos, por meio de debates e ações voltadas à educação ambiental.

“Essa agenda tem papel primordial na construção de valores que assegurem o cuidado com o  ecossistema. A resposta para o mundo está na natureza. Sabendo disso, Belo Horizonte tem dado um exemplo muito importante no que se refere à construção de políticas públicas voltadas ao Meio Ambiente e à manutenção da qualidade de vida. Num momento como esse, é muito importante que coloquemos esse assunto em pauta para assegurar que tenhamos, nas próximas gerações, preservados os recursos hídricos, a fauna, a flora, o clima, a qualidade do ar – e que, sobretudo, eduquemos as pessoas para um olhar voltado à proteção de elementos tão importantes à vida. É disso que trata o Dia do Meio Ambiente, as ações dessa agenda e os programas que desenvolvemos ao longo de todo o ano, que se refletem diretamente na sociedade civil”, conta.

Confira a programação especial da Prefeitura e também com a participação do município:

1 a 4 de junho

Belo Horizonte fará parte do I Encontro Regional da associação Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI) de Minas Gerais. O Encontro será encerrado com o show “Outras Florestas”, de Gilberto Gil, no dia 4, no Palácio das Artes, onde serão distribuídos kits de joaninhas produzidos pela Biofábrica da PBH.

2 de junho

Como parte da construção do primeiro Plano Local de Ação Climática (PLAC) de Belo Horizonte, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência (CMMCE) e a associação Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI) realizarão, no dia 2, de 17h às 19h, mais uma oficina para discutir os caminhos para a cidade reduzir suas emissões de gases de efeito estufa e minimizar as possíveis perdas materiais e humanas causadas por eventos climáticos extremos. A inscrição para a oficina deve ser realizada neste link.

4 de junho

A gerente de Ações de Sustentabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e secretária do Comitê de Mudanças Climáticas, Sônia Knauer, realiza a palestra “Uma só Terra”, no dia 4, às 9h, dentro da programação do Dia do Meio Ambiente do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. A palestra pode ser acompanhada neste link.

4 de junho

No dia 4, de 9h às 13h, a PBH realiza, no Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, a ação educativa “Plantas medicinais e “PANCs”, com orientações, exposição de fotos, exemplares de plantas medicinais, plantas alimentícias não convencionais e amostras do ervanário da coleção científica do Jardim Botânico de BH. Na oportunidade, será apresentado um histórico da utilização de plantas medicinais ao longo dos anos, critérios corretos de uso e algumas técnicas de preparo. Haverá também uma demonstração simplificada das etapas do processo de compostagem realizado no Jardim Botânico com o objetivo de abordar a importância do uso do composto orgânico como adubo natural para a produção de mudas.

4 de junho

No dia 4, durante o evento Circuitos de SAN, ação desenvolvida pela Subsecretaria de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente fará a distribuição de 200 mudas de árvores. A ação acontece de 9h às 15h, no Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado.

4 a 8 de junho

Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com o apoio da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o 1º Fórum Internacional de Economia e Gestão Verde terá painéis em formato 100% online, com participação de atores do poder público, organizações internacionais, cidades estrangeiras e setor privado, que vão debater os principais temas que perpassam as agendas de desenvolvimento sustentável de Belo Horizonte. Dentre os temas abordados nos painéis, estão: gestão de resíduos; resiliência urbana, recuperação urbana verde; energias renováveis na infraestrutura do transporte urbano; economia verde e empregos verdes. A programação do Fórum Internacional de Economia e Gestão Verde pode ser conferida neste link.

5 de junho

No Dia Mundial do Meio Ambiente, a PBH realiza, de 10 às 13h, uma ação educativa da campanha “Ajudar é o Bicho”, no quiosque em frente ao recinto da zebra no Jardim Zoológico de Belo Horizonte. A atividade aborda o impacto à fauna silvestre dos acidentes causados veículos nas rodovias e ferrovias brasileiras, além de destacar o importante papel que os zoológicos desempenham na conservação integrada da biodiversidade, apresentar algumas das espécies que integram o plantel do Zoológico de BH e que estão entre as principais vítimas de atropelamento, bem como incentivar o uso do aplicativo “Sistema Urubu”.

7 de junho

No dia 7, de 14h às 16h30, a gerente de Ações de Sustentabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e secretária do Comitê de Mudanças Climáticas, Sônia Knauer, ministra a palestra “Governos em ação - políticas públicas e a ação climática”, dentro da programação do Dia do Meio Ambiente da Fundação Estadual do Meio Ambiente.

7 de junho

O ciclo de palestras “Ambiente em Foco Virtual”, da gerência de Educação Ambiental da SMMA, realiza, no dia 7, às 14h30, a palestra online “Os aquíferos do Quadrilátero Ferrífero e sua importância para a segurança hídrica de Belo Horizonte e dos municípios vizinhos: o caso da mineração na Serra do Curral - realidades inconvenientes”, ministrada pelo Doutor em Geologia, Mineralogia e Cristaloquímica, Paulo CH Rodrigues. As inscrições devem ser feitas neste link.

9 de junho

O Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM) realiza, no dia 9, às 14h, reunião extraordinária para tratar de pautas tangentes à Semana do Meio Ambiente. O encontro acontece de forma presencial, no Parque Municipal das Mangabeiras.

11 de junho

No dia 11, de 10h às 18h, será realizado, no Parque do Confisco, o evento “Acorda Confisco Criativo”, uma ação socioeducativa, cultural e ambiental, em parceria com o Programa EPIC (Educational Partnerships for Innovation in Communities Network/Parcerias Educacionais para a Inovação na Rede de Comunidades), a Rede do Confisco pela Paz, Faculdade de Arquitetura da UFMG e Pós Graduação em Design da UEMG.