Pular para o conteúdo principal

Duas crianças desenhando no quadro-negro
Foto: Divulgação PBH

PBH tem 579 vagas a mais para crianças de 0 a 3 anos na rede parceira

criado em - atualizado em


A Secretaria Municipal de Educação firmou parceria com mais cinco instituições de ensino para atender crianças de 0 a 3 anos em Belo Horizonte, o que garantiu 579 novas vagas no primeiro semestre de 2021 e uma redução de 30% no déficit de vagas para crianças de 0 a 2 anos. A expansão representou 232 novas vagas para atendimento da faixa do berçário a 3 anos, e 347 para novas turmas de 0 a 2 anos nas instituições já parceiras.

O trabalho envolve estudos e análises que visam viabilizar vagas na Educação Infantil conforme as demandas em cada território. A Prefeitura está em processo de análise de novas possibilidades de credenciamento de novas creches.

Desde 2017, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria de Educação,  vem avançando no sentido de universalizar o acesso à Educação Infantil, para todas as faixas etárias, na cidade.

A secretaria de Educação também possui uma equipe de mediadores que monitoram as metas do plano de trabalho, realizando visitas "in loco", reuniões virtuais, orientações e respostas de dúvidas por telefone e e-mail, procurando atender em tempo as demandas de urgência das instituições parceiras.

O aumento da vacinação e a possibilidade de ampliação do retorno presencial foi fundamental para que fosse possível dar continuidade a esse importante trabalho de expansão do atendimento, bem como à mediação das ações junto às creches parceiras. Continuaremos primando por qualificar o atendimento, dar celeridade às ações, manter diálogo e parceria com as instituições.

 

A Rede Parceira

A Rede Parceira é formada por estabelecimentos de ensino (creches) para atendimento exclusivo à Educação Infantil, através de convênio estabelecido entre a Secretaria Municipal de Educação e os estabelecimentos de ensino, a partir de chamamento público, que é regido sob as exigências da Resolução 001/2015, do Conselho Municipal de Educação (CME-BH).

Nessas instituições, são atendidas aproximadamente 28 mil crianças de z a 5 anos, sendo que parte delas são atendidas em tempo integral, o que, para as famílias, configura-se como um ponto importante, possibilitando aos pais, mães e responsáveis trabalharem enquanto seus filhos permanecem em uma instituição educativa.