Pular para o conteúdo principal

PBH sorteia unidades habitacionais para beneficiários do OP de Habitação
Foto: Divulgação/PBH

PBH sorteia unidades habitacionais para beneficiários do OP de Habitação

criado em - atualizado em

A Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) realizou o sorteio de 16 unidades habitacionais para famílias cadastradas em núcleos de moradia e que foram sorteadas pelo Orçamento Participativo da Habitação (OPH), quando o programa estava em operação. As unidades habitacionais estão em fase final de construção, com previsão de entrega para o segundo semestre de 2023 e início do trabalho de pré-morar em maio deste ano.

Segundo Ana Paula Goulart, chefe da Divisão Social da Urbel, o sorteio foi realizado por meio virtual, e foram convidados todos os núcleos que possuem famílias com perfil para ocupar apartamentos de três quartos. Ao todo, 16 núcleos foram sorteados, e cada um vai indicar uma família que cumpra os critérios do sorteio e os de composição. O próximo passo é a realização do cadastro para atendimento pela Política Municipal de Habitação. 

Maria Madalena Felipe é Coordenadora do Núcleo Associação Comunitária Itaipu e Regiões, no Barreiro, que foi um dos sorteados para indicar uma família para receber o apartamento de três quartos. O núcleo coordenado por ela tem cerca de 50 famílias, sendo que aproximadamente 10 haviam sido sorteadas pelo OPH e estão aguardando uma moradia.

“Tenho pessoas que moram de aluguel, de favor, e que passam por muitas coisas. Não tem alegria maior que ter uma casa. Eu fico tão feliz quanto a família que vai receber porque sei a felicidade que é ter minha moradia”, disse. A indicação da família será feita nos próximos dias.

O conjunto possui 40 unidades habitacionais e fica na Vila Bandeirantes, próximo à Avenida Raja Gabaglia, região centro-sul da cidade. Segundo Alessandra Duarte, coordenadora social da Urbel, as unidades foram construídas para o reassentamento de pessoas que viviam na área de duas obras de urbanização da Prefeitura, e precisaram ser removidas, podendo também atender outras famílias removidas em função de obras públicas. As 16 unidades sorteadas foram disponibilizadas após atender as prioridades.