Pular para o conteúdo principal

PBH serve mais de 4,5 mil pessoas no Almoço de Natal dos Restaurantes Populares
Foto: Amira Hissa/PBH

PBH serve mais de 4,5 mil pessoas no Almoço de Natal dos Restaurantes Populares

criado em - atualizado em

O tradicional Almoço de Natal dos Restaurantes Populares reuniu mais de 4,5 mil pessoas no início da tarde deste domingo, 25 de dezembro. Além das refeições gratuitas oferecidas há 28 anos pela Prefeitura, a festa contou com a presença do Papai Noel e a entrega de presentes para as crianças. 

No cardápio, o tempero principal foi a solidariedade. Neste ano, foram mais de 6 mil brinquedos recebidos pela Prefeitura durante todo o mês, além de itens de material escolar e guloseimas. O casal Cleverson Silva e Nathalia Silva participou pela primeira vez do Almoço de Natal e levou os cinco filhos para o momento. “Decidimos vir pra cá porque vimos que estava tudo organizado. O almoço estava balanceado, maravilhoso, saboroso e com muito cuidado, mas viemos também para garantir os presentes das crianças. Eles ficaram felizes e aliviou nosso orçamento”, contou a mãe das crianças.

A Subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional da PBH, Darklane Rodrigues, explica o motivo de fortalecer essa tradição na cidade. “Este é um momento de acolhida e de abraço da cidade de Belo Horizonte,  não só de quem está aqui hoje e não apenas da Prefeitura. Contamos com muitos parceiros que estão conosco há 28 anos, como o Papai Noel, e outros tantos que estão chegando agora, para garantir um momento especial, seguro e humanizado para as famílias que vêm ao Restaurante Popular. Evidentemente, não podemos deixar de falar que é um dia de promover acesso ao direito humano à alimentação”.

Apenas para o almoço de Natal, foram utilizados 2,2 toneladas de alimentos. O dia contou com um menu especial: arroz, tutu de feijão, lombo assado ao molho de mostarda, maionese de legumes, salada e abacaxi, além de ovos cozidos e almôndega de grão de bico. Mais de 130 pessoas estiveram envolvidas no preparo das refeições, organização das filas e entrega dos presentes.

Moradora do bairro Cabana, Madalena Fauro participou pela quinta vez da festa de Natal. Emocionada, contou sobre as razões que a trazem para o Restaurante Popular. “Eu não venho só pela comida, que estava uma delícia. Venho porque aqui eu me sinto abraçada, acolhida e recebo atenção, amor e carinho. É lindo de ver, eu me sinto gente. Muitas pessoas deixam de ficar com as famílias para vir trabalhar para que tudo corra bem”, conta a aposentada.

Os Restaurantes Populares

Os Restaurantes Populares são equipamentos públicos que se caracterizam pela comercialização de refeições prontas, nutricionalmente balanceadas, originadas de processos seguros, a preços acessíveis, servidas em locais apropriados e confortáveis, de forma a garantir a dignidade ao ato de se alimentar. São destinados a oferecer refeições variadas à população que se alimenta fora de casa, prioritariamente às pessoas em situação de vulnerabilidade.