Pular para o conteúdo principal

Praça Chuí com área verde, área de convivência e academia a céu aberto
Foto: Sidney Procopio/PBH

PBH revitaliza praças e espaços públicos na região Noroeste

criado em - atualizado em

Manter as áreas verdes da cidade em bom estado de conservação e cada vez mais belas. É com este objetivo que a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Gerência Regional de Infraestrutura Urbana, realizou a revitalização de nove praças da região Noroeste. As intervenções envolveram a roçagem dos gramados; podas de árvores e arbustos; plantios de grama e plantas ornamentais; manutenção dos aparelhos de academia a Céu Aberto; colocação e pinturas de pisos, bancos e lixeiras; restauração de coretos e muretas; caiação de guias e cordões; limpeza geral e irrigação, conforme a necessidade de cada local.

 

As praças contempladas pelas melhorias foram: da Comunidade, no bairro Dom Cabral; Ramatis, no Parque Riachuelo; Chuí, no João Pinheiro; Geraldo Torres e Tejó, ambas no Padre Eustáquio; da Avenida Antônio Peixoto Guimarães, no Caiçara; Bernardo da Veiga, no Ermelinda; Adalmo Passos Lopes, no Pindorama; e  Professor Corrêa Neto, no bairro São Cristóvão.

 

A praça Chuí, uma das mais antigas da região, possui em seu entorno árvores frutíferas e é bastante frequentada pela comunidade local. O ilustre coreto utilizado pelos moradores para celebrar missas, festas da região e encontro entre amigos, contrasta com modernos aparelhos de ginástica da academia a céu aberto. “Essa praça me traz boas lembranças da minha infância e temos o maior zelo por ela. A manutenção que aconteceu foi muito boa e a pintura deixou o ambiente alegre. Aqui, eu e minha esposa praticamos exercícios, nos encontramos com amigos e conhecidos e ajudamos a preservar para que possamos usufruir sempre de forma agradável”, falou Clesio Augusto Miguel, que reside na região há 40 anos.

 

Engenheiro agrônomo da PBH, Osair Borges ressalta que o trabalho foi realizado com o objetivo de melhorar e embelezar as praças existentes na Regional Noroeste. “Procuramos nos inteirar com os munícipes da região e adjacências, no sentido da colaboração na manutenção daqueles espaços, suas avaliações e grau de satisfação. As praças são espaços importantes de convivência da população e de grande visibilidade para a beleza da cidade, portanto, merecem sempre uma atenção especial”, enfatizou Osair

 
Armando José Caldas conta que a Praça da Comunidade é uma das maiores da região e que, no seu entorno, tem uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) que gera grande movimentação e interação da comunidade. “A manutenção, deixa o ambiente seguro para as pessoas que circulam pelo local. A poda das árvores, caiação e pintura ficaram excelentes”, relatou o morador do bairro Dom Cabral há mais de 46 anos.
 

Atualmente, a Região Noroeste é composta por 107 praças, canteiros, e um parque ecológico, que recebem manutenções periódicas por meio de vistorias e avaliações técnicas. Diretor Regional de Infraestrutura Urbana da PBH, Jamir Nunes Coelho afirma que estão sendo realizados os serviços de revitalização de praças e áreas verdes em toda a cidade e o retorno da sociedade tem sido positivo. “Já estamos recebendo o retorno da população contando que estão mais frequentes nas praças e apreciando os trabalhos”, comemora Jamir.

 

Além de deixar a nossa capital mais bonita, as revitalizações promovem o bem-estar dos moradores e impulsionam o convívio social, incentivando os cidadãos a aproveitar os espaços públicos e áreas verdes disponíveis em toda a cidade. Deste modo, a população pode e deve colaborar, evitando jogar lixo em local inapropriado e não degradando o espaço público para a conservação das praças e jardins de toda a Belo Horizonte.

 

29/08/2018. PBH revitaliza praças e espaços públicos na região Noroeste. Fotos: Sidney Procopio/PBH