Pular para o conteúdo principal

PBH revitaliza centro de assistência social no bairro Vila Antena
Foto: PBH/ Divulgação

PBH revitaliza centro de assistência social no bairro Vila Antena

criado em - atualizado em

A PBH entregou mais um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) reformado para a população. As famílias atendidas no CRAS Vila Antena, no bairro de mesmo nome, contam com um espaço otimizado e adaptado, proporcionando mais acessibilidade, dignidade às famílias e melhores condições para a equipe de referência da unidade.

 

As intervenções na estrutura do CRAS começaram em julho de 2021 e foram finalizadas no mês passado. Durante todo o período de obras a unidade funcionou normalmente, adequando o formato dos atendimentos/acompanhamentos para garantir segurança social às famílias, sem redução ou interrupção dos serviços. 

 

A área reformada é de 443 m², o que inclui a reestruturação das salas de atendimento – garantindo o sigilo necessário –, recepção, otimização do espaço do telecentro e do pátio, pintura geral, revitalização da rede elétrica e iluminação, além de adequação dos banheiros com acessibilidade para os usuários e instalação de rampas.

 

Com o investimento de R$ 451 mil, as intervenções foram realizadas por meio de convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (Smasac) e a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).

 

Atendimento e Acompanhamento Socioassistencial

 

No último ano, o CRAS Vila Antena atendeu mais de 1.500 famílias.  Atualmente, no CRAS Vila Antena há o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Famílias e Indivíduos (PAIF) com atividades coletivas como palestras, oficinas, campanhas e reuniões comunitárias. Oferece ainda atendimentos individuais, visitas domiciliares e institucionais, acesso a benefícios eventuais, transferência de renda e acesso ao Cadastro Único para Programas Sociais, inserção e atualização.

 

A unidade também efetiva o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para jovens e idosos, como estratégia de mais proteção social às famílias. O Programa Maior Cuidado, que é articulado, planejado e integrado ao trabalho social com famílias desenvolvido pelo PAIF, pretende apoiar no cuidado no domicílio das pessoas idosas, além de aumentar a qualidade de vida de todos, e um telecentro para acesso da comunidade.

 

Os CRAS se caracterizam como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Para o secretário adjunto e subsecretário de Assistência Social, José Crus, é fundamental que a gestão siga investindo nas unidades para aprimorar e qualificar a capacidade de atuação e alcance às famílias mais vulneráveis da cidade. A prevenção da violação de direitos é a essência dos CRAS. A atuação das equipes de referência (coordenação, assistentes sociais, psicólogos, cuidadores e educadores sociais e administrativos) por meio das ações e atividades coletivas realizadas, na unidade ou no domicílio, antecipam situações de desproteção social que possam gerar violação de direitos e rupturas dos vínculos familiares.