Pular para o conteúdo principal

PBH revisa o Plano Local da Habitação de Interesse Social
PBH revisa o Plano Local da Habitação de Interesse Social

PBH revisa o Plano Local da Habitação de Interesse Social

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou a segunda revisão do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) de Belo Horizonte. Elaborado em 2010, ele é um instrumento de planejamento com o objetivo de nortear as ações da política habitacional, na perspectiva de garantir o acesso à moradia digna por parte da população de baixa renda.

No escopo dos trabalhos estão incluídos os diagnósticos da situação habitacional e a definição de estratégias e procedimentos para a execução dos programas e projetos locais. Essa ferramenta está sendo estruturada em duas etapas, sendo elas o cálculo do déficit habitacional, em elaboração pela Fundação João Pinheiro, e a revisão do Plano, em formulação pela empresa contratada Latus Consultoria.

O PLHIS é um requisito previsto no Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS), ao qual o município de BH aderiu em 2007, e que possibilita o acesso aos recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).

A diretora de Planejamento e Gestão da Urbel, Cristina Magalhães, ressalta a importância do Plano para conduzir o trabalho do município na área habitacional. “Além de ser uma valiosa ferramenta de planejamento, sua revisão envolve um processo democrático, com a participação de diversos atores da sociedade ligados à temática da habitação, como gestores e técnicos da PBH, conselhos vinculados à política urbana, movimentos populares, academias, setores técnicos profissionais e empresariais, entre outros”, acrescentou.