Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Belo Horizonte republica edital do Concurso Nacional de Literatura João-de-Barro
Foto: Arte/PBH

PBH republica edital do Concurso Nacional de Literatura João-de-Barro

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura republicaram nesse sábado, dia 12, o edital do “Concurso Nacional de Literatura João-de-Barro - Literatura para Crianças e Jovens”, um dos mais tradicionais prêmios literários do país. Com a republicação do edital, uma nova janela de inscrições foi aberta, assim como também uma alteração na cláusula referente aos direitos patrimoniais das obras. 

A entrega dos envelopes contendo a obra e toda a documentação solicitada pode ser feita de 15 de fevereiro a 4 de abril de 2022, de segunda a sexta-feira (exceto feriados e pontos facultativos), das 10h às 12h e das 14h às 17h, na sede da Fundação Municipal de Cultura, Rua da Bahia, n. 888 – 12º andar, sala 1205. Também serão aceitos envelopes postados nos Correios até a data limite para inscrição. 

As obras já recebidas, levando em conta o edital publicado em dezembro de 2021, serão consideradas como inscrições válidas e avaliadas pela Comissão Julgadora. O novo edital está disponível para consulta na íntegra no portal da PBH. 

Esta edição do Concurso Nacional de Literatura João-de-Barro - Literatura para Crianças e Jovens contemplará obras nas categorias Texto Literário e Livro Ilustrado com projeto gráfico completo, voltados para crianças e jovens. O trabalho vencedor em cada categoria também receberá um prêmio no valor de R$ 25 mil. Podem participar do concurso pessoas físicas brasileiras, natas ou naturalizadas, além de estrangeiros residentes no país. 

Os autores menores de 18 anos devem apresentar uma autorização escrita dos pais ou responsáveis legais. As obras devem ser escritas em língua portuguesa e serem inéditas, ou seja, não podem ter sido objeto de qualquer tipo de apresentação, divulgação, menção, veiculação ou publicação, parcial ou integral, incluindo sites, blogs e redes sociais, antes da entrega dos envelopes do concurso até a divulgação do resultado e premiação dos vencedores.

A avaliação das obras inscritas será feita em etapas. Primeiramente, é realizada uma análise dos documentos exigidos pelo edital, habilitando ou não as obras para o julgamento. Na sequência, um júri composto por três especialistas em cada uma das categorias, convidados pela Fundação Municipal de Cultura, irá avaliar e julgar as obras habilitadas, elegendo os vencedores. O resultado final do concurso será divulgado no Diário Oficial do Município (DOM) e no portal da PBH. 

João-de-Barro está entre os prêmios mais tradicionais do país 

O Concurso Nacional de Literatura - Prêmio João-de-Barro foi criado em 1974 e é um dos mais longevos e relevantes prêmios literários nacionais voltados para literatura infantil e juvenil. Seu formato arrojado, que abarca distintos aspectos da criação de livros para crianças e jovens, é bastante significativo para escritores e ilustradores, especialmente porque acompanha, em suas categorias, a evolução do cenário da literatura infantil e juvenil contemporânea. Ao longo da sua existência, foram premiados tanto escritores e ilustradores de projeção nacional, como Marilda Castanha, Silvana Tavano e Odilon Moraes, como revelados novos talentos, entre eles Adriana Calabró, Eve Ferreti e Aline Abreu.