26 Maio 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte esteve no berço da inovação e da tecnologia mundial para conferir de perto as novidades em soluções e inovações no setor de tecnologia para o setor público. Representada pelo diretor-presidente da Prodabel, Jean Mattos, a PBH esteve no Vale do Silício, na Califórnia, entre os dias 19 e 23 para conhecer e prospectar novidades em especial sobre inteligência artificial e buscar e parcerias para agregar aos trabalhos e iniciativas já realizados na cidade.
Microsoft, inteligência artificial para melhorar processos
A missão no Vale do Silício teve início no Microsoft Innovation Hub, em Mountain View, onde foi possível conhecer novas soluções lançadas no Microsoft Build 2025, com destaque para ferramentas de inteligência artificial aplicáveis ao setor público. Durante a visita, foram discutidas adaptações destas novas tecnologias para a realidade de Belo Horizonte, especialmente no contexto de transformação digital.
Destacaram-se o uso de ferramentas de IA para gerenciamento de agentes inteligentes, capazes de otimizar a produtividade no desenvolvimento de novos sistemas, além de soluções voltadas à melhoria do código produzido, facilitando a manutenção e evolução dos sistemas internos, gerando impactos concretos na modernização do serviço público com maior agilidade.
Google, tecnologia para suportar a gestão do espaço urbano
Seguindo a agenda, o diretor-presidente da Prodabel esteve presente no Google I/O 2025, evento anual de lançamento de novidades, para o qual somente 100 lideranças do setor público no mundo foram convidadas, e em um encontro exclusivo para lideranças na sede da empresa. Na ocasião, foi possível ter acesso direto a inovações em inteligência artificial com potencial de aplicação em contextos urbanos, além de participação em painel com líderes locais de diversas partes do mundo, onde líderes públicos compartilharam depoimentos sobre como estão utilizando tecnologias em suas administrações, promovendo a troca de experiências e insights sobre a aplicação de inovação no setor público.
Em agenda exclusiva com vice-presidentes globais do Google, como o vice-presidente de assuntos governamentais, Cris Turner, e líderes de produtos estratégicos, como o Google Maps e outras soluções voltadas para a gestão pública, foi possível entender mais como o uso casado de IA e dados geoespaciais pode aprimorar a mobilidade urbana, por exemplo. Além disso, Belo Horizonte pôde compartilhar suas prioridades e sugestões para aprimoramento de soluções, especialmente na área de mobilidade, dados urbanos e serviços digitais.
Stanford, insights valiosos para o uso de tecnologia no setor público
De Mountain View para Palo Alto. Os líderes do setor público convidados puderam conhecer o campus da Universidade de Stanford, uma das instituições acadêmicas mais renomadas do mundo em inovação e tecnologia.
Foi possível refletir sobre o papel das empresas de tecnologia diante da crescente demanda por regulação da inteligência artificial, abordando aspectos éticos, de transparência e responsabilidade no uso de IA. Bem como participar de painéis e palestras sobre inteligência artificial e inovação aplicadas à educação e medicina, destacando também a importância de usar a ferramenta como potencializador da capacidade humana. Além disso, a visita gerou insights valiosos que poderão ajudar o município no planejamento de ações futuras em termos de inteligência artificial e gestão pública inovadora, considerando critérios como desempenho, acessibilidade, transparência e resultados.
Na capital do Vale do Silício, trocas e aprendizados
A agenda se encerrou com uma visita à Prefeitura de San Jose, cidade também reconhecida pela Bloomberg com a certificação What Work Cities e polo de inovação e tecnologia, sendo a capital do Vale do Silício. Foi possível conhecer iniciativas realizadas pela GovAi Coalition, iniciativa voltada à promoção de uma inteligência artificial ética, colaborativa e responsável no setor público, da qual a cidade é membro, bem como debater sobre os principais desafios acerca da institucionalização de IA.
A troca de experiências com lideranças municipais e integrantes da GovAI Coalition, como Albert Gehami, responsável por supervisionar a implantação responsável e eficaz de novas tecnologias e iniciativas de dados, destacou caminhos viáveis para a institucionalização de práticas éticas no uso de IA, além de abrir possibilidades para o compartilhamento de recursos, modelos de políticas e experiências que possam auxiliar na governança da IA em Belo Horizonte.
Potencializando o presente e olhando para o futuro
Transformação digital e cidade inteligente são conceitos nos quais a Belo Horizonte é referência, ações que tenham na tecnologia um caminho para rotinas mais simples e ágeis internamente, uma aliada para aprimorar a qualidade de vida dos belo-horizontinos, têm sido realizadas de maneira massiva ao longo dos últimos anos. A capital mineira é um cenário pujante de inovação, celeiro de diversas startups e govtechs, e a prefeitura busca fomentar cada vez mais esse ambiente. São diversas iniciativas e projetos que visam simplificar o diálogo entre quem empreende na cidade e a administração pública, além de possibilitar espaços, como o BH Lab, para a cocriação e testes de soluções.
A agenda dos últimos dias reforça esse compromisso e engajamento, buscando conhecer o que há de melhor no mercado e fazendo novas conexões importantes para fortalecer este trabalho e planejar ações futuras, como aplicações de inteligência artificial para monitoramento da cidade ou análises de dados, por exemplo. “Foram dias de muito aprendizado, conhecendo o que cidades têm feito e novas tecnologias e tendências do mercado voltadas para o setor público. Entendemos que a tecnologia pode auxiliar a gestão a construir uma cidade mais sustentável, resiliente, com capacidade de se antever aos problemas e desafios do futuro, de entregar resultados ágeis e melhorar a vida das pessoas e é isso que estamos buscando”, compartilhou o diretor-presidente da Prodabel.