Pular para o conteúdo principal

 PBH reforça chamado para a vacinação contra a febre amarela e outras doenças
Rodrigo Clemente/PBH

PBH reforça chamado para a vacinação contra a febre amarela e outras doenças

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte reforça a importância de a população manter a situação vacinal em dia na Campanha de Multivacinação que está em andamento na cidade. Um dos imunizantes ofertados é contra a febre amarela. O alerta se deve à baixa cobertura vacinal na capital – está em 80,7%, abaixo da meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde –, além da circulação do vírus em outras regiões do país.

O esquema de vacinação contra a febre amarela prevê uma dose aos 9 meses de idade e outra aos 4 anos. A partir dos 5 anos, a administração é em dose única. Os últimos registros na capital de febre amarela em humanos são de 2018, com 15 casos importados, ou seja, contraídos fora de BH.

O diretor de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica, Paulo Roberto Lopes Corrêa, ressalta a importância da prevenção. “Temos acompanhado a circulação do vírus da febre amarela em humanos no Triângulo Mineiro e nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Embora Belo Horizonte não registre casos desde 2018, é importante manter o alerta e garantir que todos estejam vacinados”, reforça.

Mais imunizantes

Além do imunizante contra febre amarela, estão disponíveis na campanha outros que fazem parte do calendário de vacinação do SUS, como contra rotavírus, poliomielite, meningocócica ACWY, pneumocócica 10, hepatites A e B, Papilomavírus Humano (HPV), pentavalente, dengue, tríplice viral e gripe.

As vacinas estão disponíveis em todas as regionais da cidade, nos 153 centros de saúde e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. Os endereços e horários de funcionamento podem ser consultados no Portal da PBH. Já os imunizantes contra a covid-19 e a BCG permanecem sendo ofertadas exclusivamente em locais de referência.

A verificação da caderneta de vacinação, com o objetivo de identificar se a pessoa está em dia, é realizada pelos profissionais da rede SUS-BH. Os trabalhadores também estão preparados para esclarecer possíveis dúvidas sobre a aplicação das doses.