Pular para o conteúdo principal

PBH reduz riscos de deslizamentos em mais de 260 localidades
Foto: Rogério França/PBH

PBH reduz riscos de deslizamentos em mais de 260 localidades

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte já entregou, em um ano e meio, mais de 260 obras de contenções de encostas nas nove regionais da cidade. Lançado em junho de 2022 pelo prefeito Fuad Noman, o Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico é executado conjuntamente pela Companhia Urbanizadora de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), a Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb) e a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).

Inicialmente, o programa previa mitigar os riscos geológicos na capital em cerca de 200 encostas, com obras que garantissem estabilidade aos barrancos, além dos trabalhos de esgotamento sanitário e drenagem.

À medida que as obras prioritárias avançaram, em função de serem emergenciais, a Prefeitura ampliou o programa para a segunda etapa, com o mapeamento e o diagnóstico de outras situações de risco geológico na cidade. Atualmente, além das mais de 260 encostas já concluídas e estabilizadas, mais de 70 obras estão em andamento, totalizando 340 obras pela capital.

Dentre esse conjunto de obras do programa lançado pelo prefeito Fuad Noman, a intervenção na encosta da rua Ferreira, entre a rua Tom Jobim e o Anel Rodoviário, no bairro Aarão Reis, teve início em novembro de 2023 e tem o objetivo de eliminar o risco de desabamento de um imóvel localizado na numeração 389 – risco este causado pela abertura de um corte em talude no terreno da residência.

A supervisão desta obra é feita pela Sudecap e a conclusão está prevista para setembro deste ano. A PBH investe R$ 118 milhões no programa e o valor da intervenção na rua Ferreira é de aproximadamente R$ 900 mil.

Do total de 340 obras que fazem parte do Programa de Risco Geológico-Geotécnico, 301 estão sob a supervisão da Urbel, 27 são supervisionadas pela Suzurb e 12 pela Sudecap.

“É preciso reconhecer o esforço conjunto desses três órgãos na execução desse Programa. Vale salientar que, em um ano e meio, 260 obras concluídas são menos 260 locais de risco iminente para os moradores. No atual período chuvoso, com as médias de chuvas bem acima do previsto para o mês de janeiro, por exemplo, é preciso reconhecer esse trabalho conjunto e também a decisão do Prefeito Fuad Noman em enfrentar esse compromisso com as pessoas expostas a riscos de deslizamentos”, lembra o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho.

O conjunto de obras realizadas pela Urbel em diversas regiões da cidade tem beneficiado um número significativo de famílias nas áreas de interesse social do município. No Conjunto Taquaril, região leste, cerca de 56 encostas estão sendo tratadas por meio de contenções e melhorias de acesso para a comunidade. Somente na Rua Divinópolis, aproximadamente 20 famílias e entorno foram beneficiados pelas intervenções.