Pular para o conteúdo principal

PBH recebe prêmio nacional sobre uso racional de medicamentos
Foto: Divulgação/PBH

PBH recebe prêmio nacional sobre uso racional de medicamentos

criado em - atualizado em

Com o trabalho “Soluções em Tecnologia na Integração de Informações da Assistência Farmacêutica”, a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte conquistou o 1º lugar no prêmio Lenita Wannmacher, do Ministério da Saúde. A SMSA venceu a premiação na modalidade Experiências da Gestão e/ou Clínica - Estratégias inovadoras para monitoramento automatizado do uso de medicamentos. 

O trabalho apresentou a ferramenta GERAF - software de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica -, desenvolvida pelo farmacêutico Sérgio Cardoso, que possibilita a coleta, integração e análise de dados da Assistência Farmacêutica nos diferentes níveis de atenção à saúde. 

O GERAF vem sendo utilizado desde 2017 pela Assistência Farmacêutica municipal no monitoramento de indicadores, planejamento de ações e apoio à tomada de decisões importantes para a promoção do uso efetivo e seguro de medicamentos para melhoria contínua da assistência prestada à população. 

O Prêmio Lenita Wannmacher incentiva a produção técnica, científica e de contribuição social para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos no SUS. 

“Esse prêmio é muito importante, pois é um reconhecimento dos esforços dos farmacêuticos da rede no desenvolvimento da ferramenta e na utilização, visando o uso de medicamentos de forma correta e segura, protegendo a saúde dos usuários e buscando maior segurança dos processos assistências que envolvem o uso do medicamento”, afirma a gerente de Assistência Farmacêutica e Insumos Essenciais, Ana Emília Ahouagi.