7 October 2021 -
A Prefeitura de Belo Horizonte recebeu Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Contagem pela construção de um plano de trabalho para a despoluição da Lagoa da Pampulha. Aprovada pelos vereadores no último dia 28, durante reunião plenária, a homenagem foi concedida também à Prefeitura de Contagem.
“Tal ação é de suma importância, para protegermos nossas nascentes e recursos hídricos que tanto precisam de atenção. Parabéns, pela iniciativa louvável e precisa!”, justificou a vereadora Moara Saboia, autora da Moção apresentada à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Contagem.
Em reunião realizada na PBH em 24 de setembro, foi definida a formação de uma equipe técnica com representantes das prefeituras de Belo Horizonte e Contagem e da Copasa para, em até 45 dias, apresentar um plano para a despoluição da Pampulha.
As medidas passam pela interligação de 9,8 mil residências à rede de esgotamento sanitário – 21% delas na capital e 79% em Contagem. A questão demanda ainda uma discussão social, envolvendo áreas de vulnerabilidade e ocupação desordenada. O plano ainda está em elaboração e vai trazer prazos, soluções, responsabilidades e custos para a realização das obras.