Pular para o conteúdo principal

Educação realiza webinário sobre práticas restaurativas como parte do projeto de Melhoria da Convivência e Segurança no Ambiente Escolar
Foto: Nathália Ferreira/ Divulgação

PBH realiza webinário sobre Melhoria da Convivência e Segurança em escolas

criado em - atualizado em

A secretaria municipal de Educação (SMED) realiza, nesta terça-feira (9), o Webnário “Habilidades do século XXI - Implementação das práticas restaurativas na Educação". O evento é destinado aos profissionais da educação e ocorre de 18h30 às 20h30. Para acompanhar basta acessar este link.

 

O encontro será com Lucas Jerônimo, Mestre em Direito, com especialidade em Justiça Restaurativa e Mapeamento de Conflitos (UFMG/ Universidad de Buenos Aires) e serão discutidos os desafios e possibilidades da implementação de práticas restaurativas nas escolas, com propostas que auxiliarão na gestão dos conflitos em tempos pandêmicos. 

 

Um formulário eletrônico para registro de presença e avaliação do encontro será disponibilizado no chat, no final do encontro. Uma mensagem automática, confirmando a presença, será encaminhada para o e-mail informado neste formulário.


Práticas restaurativas na rede municipal


O projeto “Melhoria da Convivência e Segurança no Ambiente Escolar” destaca-se dentre os projetos estratégicos propostos pela SMED. Para subsidiar as escolas na implantação de ferramentas para a gestão dos conflitos , a SMED, em 2018, firmou parceria entre o Ministério Público de Minas Gerais, Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais/Faculdade de Direito e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais para adesão ao Programa Nós,  com a realização do Curso Justiça Restaurativa na Escola.


O curso Justiça Restaurativa na Escola apresenta metodologias de práticas restaurativas para a prevenção, a orientação e a solução de conflitos verificados no ambiente escolar possibilitando a estas instituições a implementação da Câmara de Práticas Restaurativas.