Pular para o conteúdo principal

PBH realiza Seminário Internacional de Reparação e Promoção de Igualdade Racial
Foto: Divulgação/PBH

PBH realiza Seminário Internacional de Reparação e Promoção de Igualdade Racial

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte promove, nos dias 6 e 12 de dezembro, o Seminário Internacional de Reparação e Promoção de Igualdade Racial. O evento será transmitido ao vivo no canal do Youtube da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania e tem como propósito, trazer protagonismo para o processo de reparação e promoção da igualdade racial na cidade.

O evento está estruturado em painéis de discussão e contará com um grupo de especialistas em políticas públicas sobre o assunto. Estarão presentes representantes do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial de Belo Horizonte-COMPIR, do Fórum Intergovernamental de Gestores Municipais de Promoção de Igualdade Racial do Estado de Minas Gerais-FIPIR, além de um grupo de especialistas do tema brasileiros e de países como Gana, Nigéria e Senegal.

A programação completa está disponível na página da Diretoria de Políticas de Reparação e Promoção de Igualdade Racial. Não é necessária inscrição prévia.

Política de Reparação e Promoção da Igualdade Racial em BH

A Diretoria de Políticas de Reparação e Promoção da Igualdade Racial (DPIR), vinculada à Subsecretaria de Direitos de Cidadania (SUDC), que compõe o quadro da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC), é responsável pela coordenação da Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial, criada pela Lei 9.934/2010. O principal objetivo da DPIR é enfrentar o racismo e promover a igualdade racial como premissa e pressuposto das políticas de governo, as quais terão caráter intersetorial, de modo a descentralizar e regionalizar as ações na execução das políticas públicas de promoção da igualdade racial, enfrentamento dos racismos.

A construção de uma política articulada que atenda a todos os grupos étnicos que compõem a cidade é um compromisso da Prefeitura de Belo Horizonte. Para tanto, a Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial conta com instâncias de discussão, planejamento e avaliação, tais como o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), o Comitê Gestor do Programa de Certificação em Promoção da Igualdade Racial e os Grupos Gestores de Promoção da Igualdade Racial. Neste sentido, as ações da DPIR são desenvolvidas com vistas a que cada uma das secretarias desenvolva seu papel em uma política articulada.

A Diretoria de Políticas de Reparação e Promoção da Igualdade Racial, em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura, faz a gestão do Programa de Certificação em Promoção da Igualdade Racial – BH sem Racismo. O programa tem o objetivo de estimular, apoiar e reconhecer instituições que possuem em suas práticas de gestão ações no campo da promoção da igualdade racial, do enfrentamento do racismo e do combate à discriminação étnico-racial. As instituições aprovadas na certificação recebem o selo simbólico BH sem Racismo, que vale por dois anos.