Pular para o conteúdo principal

PBH realiza programação cultural especial para celebrar o mês das crianças
Foto: Ricardo Laf/PBH

PBH realiza programação cultural especial para celebrar o mês das crianças

criado em - atualizado em

Apresentações teatrais, exposições, oficinas, exibições de filmes, brincadeiras e muitas outras atrações voltadas para as crianças e suas famílias estão na programação especial realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, em outubro, para a celebração do Dia das Crianças. As atividades acontecem nos museus, centros culturais, teatros, cinema e bibliotecas, geridos pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação Municipal de Cultura, além de ruas e praças. Todas as atividades são gratuitas e a programação completa pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.

Museus

Os museus públicos municipais convidam o público infantil a participar de visitas mediadas e oficinas que experimentam o cinema de animação, contação de histórias, teatro e jogos que exploram o brincar entre os dias 11 e 16 de outubro. O Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) oferece três oficinas teatrais com a proposta de jogos e brincadeiras, criação de personagens e histórias (12, 14 e 16/10). A atividade "Um dia animado no museu: produção de pixilation no MIS BH", no Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH), explora uma técnica de stop motion convidando as crianças a produzirem suas próprias sequências de animação (11).

Já o Museu da Moda (MUMO) oferece uma oficina de “Origami Fashion” (13) e  contação de histórias que abordam  o universo da moda com o público infantil (15). Na Pampulha, os jardins do paisagista Roberto Burle Marx serão ambientes férteis para a diversão e aprendizado com as atividades: "Tardes Líquidas - Brincadeiras de Jardim" (11), da Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, Ateliê Aberto para crianças no Jardim do Museu de Arte da Pampulha (15), e na "Oficina de Carimbaria Botânica", do Museu Casa Kubitschek (14).

Centros Culturais e bibliotecas

Os Centros Culturais municipais oferecem 64 atividades gratuitas, que acontecem em todas as regionais da cidade, nos 17 equipamentos culturais descentralizados. A Programação Especial da Cultura das Infâncias e Adolescências acontece ao longo do mês de outubro e integra o Projeto Territórios Criativos. A iniciativa, realizada desde 2014, tem o objetivo de potencializar os laços entre o público e os artistas das regiões em que os Centros Culturais estão localizados, a partir de uma programação cultural diversa e transversal. Entre as atrações de outubro estão brincadeiras, jogos, gincana, contação de histórias, exibições de filmes, apresentações artísticas, oficinas de artes e artesanato, entre outras atividades. É válido ressaltar que o projeto e os centros culturais desenvolvem programações contínuas ao longo de todo o ano dedicadas às infâncias e adolescências.

Entre os destaques da programação especial, estão as atividades do Centro Cultural Bairro das Indústrias que realiza oficinas, brincadeiras e apresentações artísticas. Estão previstas no equipamento cultural as atividades “Gincana Cultural” (11), “Percurso Corpo & Arte” com experiências artísticas visuais e cênicas (12 e 13), “Crianças na cozinha” (13), piquenique cultural (14), espetáculos circenses da dupla Mulambo e Risoto (15/10 e 16), e duas atividades especiais da Escola Livre de Artes Arena da Cultura, uma edição de Brinquedos e Brincadeiras (15) e uma oficina de teatro livre (14).

Outra atração é a programação do Centro Cultural Vila Fátima que promove no Dia das Crianças o espetáculo circense “Mulambo e Risoto em La Ursa”, o “Dia de Cinema” e a “Oficina Baú da Imaginação” (12). O Centro Cultural também apresenta a “Oficina Jogo da Memória” (14) e a “Imaginar - Oficina de Arte” (14).

Já o Centro Cultural São Geraldo desenvolveu diversas atividades de promoção da leitura e escrita como “Divertistórias” (08), “Oficina de Escrita e Desenho Farol Cultural “(08), e “Histórias para todas as idades” (14). O “Dia para crianças e adolescentes no CCSG” (12), traz diversas atividades incluindo o sarau de inauguração e ações interativas da “Exposição Farol Cultural - Cultura da Infância e da Adolescência”, que fica disponível para visitação ao longo de todo o mês. A quarta-feira ainda contará com a atividade “Solte seus Cachinhos ou Jogue suas Tranças Afro” e um cortejo até a Praça Santuário São Geraldo, com fanfarra e cartazes em alusão aos direitos das crianças e adolescentes produzidos pelos alunos da Oficina de Circo e Direitos Humanos no centro cultural.

No Centro Cultural Zilah Spósito, as atividades acontecerão entre os dias  8 e 12 de outubro, com dois espetáculos circenses da dupla Mulambo e Risoto (8 e 11), atividade literária “Como nossas avós brincavam” (11), e as atrações “Rua de Lazer”, “Espetáculo Cia Circunstância em: Circo da Família” e “Cabine de memórias”, no Dia das Crianças (12).

Todos os 17 centros culturais municipais desenvolveram atividades para a Programação Especial das Crianças, da Prefeitura de Belo Horizonte. A relação completa de atividades - incluindo as programações dos centros culturais Alto Vera Cruz (CCAVC), Jardim Guanabara (CCJG), Liberalino Alves de Oliveira (CCLAO), Lindéia Regina (CCLR), Nordeste - Usina de Cultura (CCUC), Padre Eustáquio (CCPE), Pampulha (CCP), Salgado Filho (CCSF), São Bernardo (CCSB), Urucuia (CCU), Venda Nova (CCVN), Vila Marçola (CCVM) e Vila Santa Rita (CCVSR) -  pode ser consultadas no site Portal Belo Horizonte.

A Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJ-BH) também oferece programação infantil especial ao longo do mês de outubro. O equipamento que conta com oficinas mensais de literatura e artes visuais, realiza atividades literárias como a “Oficina botando pra quebrar”, feita a partir da leitura do livro “A galinha que botava batatas”, de Simone Pedersen; A oficina “Brincando com a casa”, com o proposta de criações visuais a partir de leituras, além do lançamento de livro “Como a gente mora?”, escrito por Ariane Viana e ilustrado por Liszt Vianna Neto.

Circuito Municipal de Cultura

O Circuito Municipal de Cultura, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Odeon, também oferece uma programação especial no mês de outubro, com espetáculos teatrais, shows, exibições de filmes e outras atrações. As atividades são gratuitas e acontecem no Teatro Francisco Nunes, Teatro Marília, Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado, Cine Santa Tereza, além de praças e ruas localizadas no território L4 (bairros Alto Vera Cruz, Granja de Freitas e Taquaril).

Entre os destaques da programação estão, por exemplo, a estreia nacional do espetáculo "Alice, a menina moça cientista" (15 e 16/10) e a apresentação musical "Dudu do Cavaco convida Tavinho Leoni"(09/10). Outra atração será o “Circuito Cine Santê” com a exibição de 16 filmes, entre curtas e longas-metragens voltados para o público infantil, no Cine Santa Tereza. As exibições acontecem de 11 a 16 de outubro, para público geral, e nos dias 7, 21 e 28 de outubro, para visitas escolares agendadas. A mostra exibirá, pela primeira vez com entrada franca em Belo Horizonte, os filmes "Turma da Mônica - Laços" e "Turma da Mônica - Lições", aventuras inspiradas nos quadrinhos de Maurício de Souza, além de outros títulos. A programação completa do Mês das Crianças do Circuito Municipal de Cultura pode ser acessada no site Portal Belo Horizonte.