Pular para o conteúdo principal

PBH realiza primeira reunião da Comissão de Gestão Integrada da Pampulha
Foto: Amira Hissa/ PBH

PBH realiza primeira reunião da Comissão de Gestão Integrada da Pampulha

criado em - atualizado em

Representantes de vários setores da Prefeitura de Belo Horizonte participaram, nessa quarta-feira (21), da primeira reunião da Comissão de Gestão Integrada da Pampulha, quando definiram metodologias de trabalho, planejamento estratégico e plano de ação para acompanhamento sistematizado e contínuo das atividades, sugerindo ações práticas e efetivas para curto, médio e longo prazo. As reuniões serão mensais.

 

A Secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, que também preside a Comissão, e a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, apresentaram ao grupo o calendário das celebrações dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha. A Comissão discutiu formas de ampliar e dinamizar a programação dos espaços culturais e turísticos presentes no complexo, como o Jardim Zoológico e Parque Ecológico da Pampulha.  

 

A Comissão foi criada por meio de decreto assinado pelo prefeito Fuad Noman no dia 16 de maio, durante abertura das comemorações dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha e dos 7 anos da conquista do título de Patrimônio Cultural Mundial, conferido pela Unesco, como Paisagem Cultural.

 

Conjunto Moderno

 

O Conjunto Moderno da Pampulha é de grande significado para as gerações presentes e futuras, apresentando-se como um marco vivo, íntegro e autêntico da história da arquitetura mundial e da história brasileira e das Américas. Ele é fruto de um trabalho integrado com grandes nomes brasileiros das artes e da arquitetura no século 20 e reúne a criação de grandes artistas brasileiros reconhecidos internacionalmente, como Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Cândido Portinari.

 

Fazem parte do Conjunto os edifícios e jardins do Museu de Arte da Pampulha (antigo Cassino), da Casa do Baile (atual Centro de Referência da Arquitetura, Urbanismo e Design de Belo Horizonte), do Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis (Igrejinha da Pampulha) e do Iate Tênis Clube (antigo Iate Golfe Clube), construídos quase simultaneamente entre 1942 e 1943, além do espelho d´água e da orla da Lagoa.