Pular para o conteúdo principal

Dois trabalhadores com uniformes da Prefeitura executam obra em encosta no Barreiro. Ao lado, há construções inacabadas e a rua está sem capeamento.
Foto: Divulgação/PBH

PBH realiza obras de eliminação de risco no Barreiro

criado em - atualizado em

Contenções de encosta, melhorias de acesso, ruas asfaltadas e outros benefícios estão melhorando a vida dos moradores da Vila Jardim do Vale, região do Barreiro. O local está sendo contemplado com obras de urbanização do PAC Encostas, que tem como objetivo eliminar o risco geológico de deslizamento em vários pontos da cidade.
 

Segundo a engenheira da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Bernadete Nunes, embora as intervenções ainda estejam em execução, já é possível ver muitas mudanças na vila. “Concluímos uma intervenção viária importante que foi a ligação da rua dos Independentes com a rua Silva Menecucci, que envolveu o alargamento da rua, contenções em gabião e remoção de 32 moradias em função do risco e das obras, além de pavimentação do trecho. Agora estamos executando o alargamento da rua dos Independentes; a construção de 16 unidades habitacionais para reassentamento de famílias removidas em função de risco ou de obra; a implantação de uma área de preservação/parque; e a rua Lima Drummond, onde estamos fazendo contenções de encosta, rede de drenagem, rede de esgoto, captação de águas pluviais e vamos finalizar com pavimentação intertravada”, explicou.
 

Dona Nadir de Oliveira Godinho mora com o marido, o filho e o neto na rua Lima Drumond e já está feliz com as melhorias mesmo antes da obra acabar. “Meu marido é acamado e eu fico por conta dele enquanto meu filho e meu neto saem pra trabalhar. Antes aqui era puro mato fechado e não tinha como passar direito. A água da mina também descia direto aqui pra baixo e fazia barro. Agora que abriu, tirou o mato todo, o acesso melhorou demais e a segurança também. Até carro já chega” comemorou.
 

Já para Dimas Marra da Silva, aposentado da construção civil, está sendo uma satisfação ver as mudanças. Morador do local há 32 anos, os fundos de sua casa estão na beirada de uma encosta que será tratada com concreto jateado para eliminar o risco. “O mais importante é a segurança. Tinha uns pés de manga aqui no barranco, mas eles já cortaram tudo. Agora estão tirando as raízes do bambu. Se Deus quiser minha casa vai ficar mais segura”, afirmou.
 

Além das intervenções que estão em andamento, também serão construídas três pequenas áreas de convivência em terrenos remanescentes, onde foram feitas remoções em função da obra; e uma escadaria de acesso que vai ligar as ruas Lima Drumond e Silva Menecucci, o que facilitará o deslocamento dos moradores entre as partes alta e baixa da Vila Jardim do Vale.
 

A primeira etapa do PAC Encostas inclui ainda obras nas vilas de Sá e Beira Linha, na região Nordeste; e vilas Antenas/Mangueiras e Marieta, na região do Barreiro.