8 Abril 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte está realizando obras de drenagem na esquina das ruas dos Xavantes com a dos Canoeiros, no Bairro Santa Mônica, região de Venda Nova. No local foram construídas duas bocas de lobo e uma grelha para captação e escoamento superficial das águas que vem de quatro ruas mais elevadas do entorno - dos Tumucumaques, dos Zapotecas, dos Maias e dos Navajos. A rede de drenagem vai direcionar as águas até o Córrego Borges. Essa obra se soma a outras realizadas na região para evitar alagamentos.
Supervisionada pela Subsecretaria de Zeladoria Urbana - Germa Venda Nova, a obra tem prazo de conclusão neste semestre. Estão sendo investidos aproximadamente R$ 130 mil.
A manutenção da rede de drenagem pluvial da cidade é um serviço de extrema importância para evitar alagamentos. “As águas das chuvas precisam ser direcionadas para as redes subterrâneas já existentes e, às vezes, uma intervenção relativamente rápida e simples minimiza alagamentos. Quanto mais vazão conseguirmos dar às águas das chuvas, orientando-as até o curso d'água mais próximo, menos alagamentos teremos.", explica o subsecretário de Zeladoria Urbana da capital, Maurício Brandão.
Mais investimento
Nos últimos dois anos, outras vias na região de Venda Nova receberam manutenção e/ou implantação de redes de drenagem pluvial que foram importantes para minimizar alagamentos em pontos críticos da região, como a Rua Padre Pedro Pinto. Entre as que receberam as melhorias estão a Rua Edgard Torres, no Minas Caixa; Rua Visconde de Taunay, no Santa Branca; duas obras no Bairro Céu Azul, nas ruas Rosângela e José Maria Alves, e na Rua José Joaquim dos Santos e Avenida Presidente. Ainda constam na lista a Rua Expedito Flaviano da Costa, no Bairro Lagoa; Rua Waldemar Dias Coelho e outras 14 vias do entorno, no Bairro Candelária.