Pular para o conteúdo principal

PBH realiza obra de redução de risco geológico e urbanização no Conjunto Taquaril
Foto: PBH/ Divulgação

PBH realiza obra de redução de risco geológico e urbanização no Taquaril

criado em - atualizado em

A Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) está finalizando mais uma obra que trará segurança e qualidade de vida aos moradores de áreas de risco na região Leste da cidade. Realizadas na Rua Tirol, Conjunto Taquaril, as intervenções fazem parte do Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico do município, criado para mitigar os riscos na capital. No local, já foram feitos mais de 270 m² de contenção, divididos em 18 muros de arrimo ao longo da encosta. E o término da urbanização completa dos 160 metros de rua - com redes de água, esgoto e drenagem pluvial, pavimentação, meio fio, passeio e acessos - está previsto para novembro deste ano. 


 
De acordo com Alexandre Dayrell, engenheiro da Urbel que acompanha a obra, além de mitigar a situação de risco, esse conjunto de intervenções também proporciona melhorias de acesso aos moradores da região.  “Essa obra beneficia diretamente 28 famílias que residem no local, que passarão a viver com mais dignidade, o que inclui imóveis seguros devido às contenções realizadas na encosta e mais qualidade no tráfego de pessoas e veículos em geral, já que antes a rua possuía grandes desníveis, com terra e vegetação escorregaria, sem rede de esgoto ou drenagem”, explicou.


 
O engenheiro conta ainda que, durante as obras, nove moradores conseguiram viabilizar garagens em suas residências, com escavações, aterros, muros e acessos. A partir da urbanização da rua veicular, eles viram uma oportunidade de se livrarem do aluguel de vagas para carros.


 
O Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico da Prefeitura de Belo Horizonte foi lançado em junho deste ano. Ao todo, estão previstas mais de 200 obras emergenciais para mitigar os riscos geológicos na cidade, beneficiando aproximadamente 245 mil pessoas. Cerca de 70 intervenções serão finalizadas ainda em 2022.