Pular para o conteúdo principal

PBH realiza novas intervenções em áreas de risco no Taquaril
Foto: Divulgação/PBH

PBH realiza novas intervenções em áreas de risco no Taquaril

criado em - atualizado em


A Prefeitura de Belo Horizonte está realizando diversas obras de erradicação de risco geológico no Conjunto Taquaril, na Região Leste, garantindo mais segurança aos moradores. Na rua Divinópolis, as intervenções estão em fase final e abrangem o tratamento e estabilização de encostas, construção de muros de arrimo, escadarias de acesso e redes de drenagem, beneficiando diretamente 20 famílias. Os recursos investidos são do município, com valor investido de aproximadamente R$ 700 mil. 

A aposentada Iracema Silva, moradora da rua há mais de 30 anos, conta que além de segurança, a obra na casa dela trouxe qualidade de vida, pois também incluiu uma rampa de acessibilidade para o filho cadeirante. “Foi bom demais. Pra sair com ele aqui tinha que carregá-lo e era uma dificuldade. O barranco caía e já entrou até terra dentro de casa. Deus abençoou e chegou o dia que começaram essa obra aqui. Nem sei como agradecer todo mundo da Prefeitura. Não tenho nem palavras”, disse emocionada. 

O supervisor de obras da Urbel na Região Leste, Luiz Moreira, explica que essas obras eram necessárias, já que ao longo da Rua Divinópolis havia encostas que colocavam as moradias em situação de risco alto. “O Taquaril é uma região muito íngreme e os becos, escadarias e acessos possuem vários taludes escalonados de uma casa para outra. Por isso a Prefeitura vem fazendo esses acessos e contenções para erradicar o risco geológico com o objetivo principal que é o de preservar vidas”, concluiu o engenheiro. 

A obra da Rua Divinópolis faz parte do Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico de Belo Horizonte, que inicialmente prevê um total de aproximadamente 200 obras emergenciais para mitigação dos riscos geológicos na capital, beneficiando cerca de 245 mil pessoas. Até o momento 123 intervenções já foram finalizadas e 76 estão em andamento pela Urbel e Sudecap.