Pular para o conteúdo principal

PBH realiza Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal para Febre Amarela e Covid
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

PBH realiza Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal para Febre Amarela e Covid

criado em - atualizado em

Para avaliar a situação vacinal de pessoas acima de 9 meses contra a febre amarela e acima de 12 anos contra a Covid-19, a Prefeitura de Belo Horizonte vai intensificar as visitas dos Agentes Comunitários de Saúde nas nove regionais da capital. O trabalho é para garantir que a população esteja se vacinando contra as doenças, além de melhorar os índices de imunização.  

“O monitoramento rápido é um método extremamente útil para definir ou redefinir ações de vacinação, melhorar as coberturas vacinais e homogeneidade de coberturas. É um retrato do momento da ação”, explica o subsecretário de Promoção e Vigilância à Saúde, Fabiano Pimenta. 

Em dezembro, os profissionais de saúde vão verificar as cadernetas de vacina e sensibilizar a população sobre a importância de buscar a imunização completa. As equipes vão anotar nome, endereço e telefone dos cidadãos visitados para que o centro de saúde de referência verifique no sistema se há registro de doses de vacina contra febre amarela e Covid-19 e, posteriormente, entrará em contato para imunizar e emitir o comprovante de vacinação. 

A Prefeitura alerta que os Agentes Comunitários de Saúde são pessoas vinculadas à região onde realizam as ações, sendo conhecidos pelos moradores. Eles trabalham uniformizados e possuem crachá de identificação. Se ainda assim houver dúvidas, o morador pode ligar para o centro de saúde de referência para confirmar a lotação do profissional.