Pular para o conteúdo principal

PBH realiza mais uma edição da visita noturna ao Aquário do Rio São Francisco
Foto: Daniel Alves/PBH

PBH realiza mais uma edição da visita noturna ao Aquário do Rio São Francisco

criado em - atualizado em

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a Prefeitura de Belo Horizonte vai realizar nesta sexta-feira (22) mais uma edição do projeto “Uma noite no Aquário”, que consiste em uma visita guiada no período noturno aos 22 tanques que compõem o Aquário Temático da Bacia do Rio São Francisco. Esta é uma oportunidade para visitar o local sob um olhar diferente e conhecer as espécies de peixes que possuem hábitos noturnos, entre eles o surubim, um dos maiores peixes de água doce do Brasil, podendo chegar a 1,8m de comprimento. A visita noturna tem acesso exclusivo pela avenida Antônio Francisco Lisboa, 450, Pampulha.

Esta edição também celebra os 14 anos do Aquário, fundado em 5 de março de 2010. Como presente, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, gestora do espaço, fará na ocasião o lançamento do vídeo institucional “Aquário da Bacia do Rio São Francisco”, que apresenta a infraestrutura e o funcionamento do atrativo turístico e funcionará como ferramenta de apoio ao público para uma visita autônoma e rica em informações educativas sobre os animais e o trabalho de conservação ali desenvolvido.

Na programação desta edição, um outro destaque é a atividade “O outro lado do aquário”, uma das mais apreciadas pelos visitantes. Nela são mostrados os bastidores de alguns tanques e dos laboratórios e também os cuidados dedicados aos mais de três mil peixes do local. Durante esse tour, técnicos do Aquário também explicam sobre o trabalho desenvolvido em prol da conservação desses animais, especialmente das espécies ameaçadas de extinção.

Segundo o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Gelson Leite, o retorno da visita noturna ao Aquário faz parte do trabalho de aproximação com a comunidade e ampliação das atividades de educação ambiental. “Acreditamos na educação ambiental como uma das ações mais importantes da Fundação. Ela tem a função de unir poder público, instituições de ensino e de pesquisa e população na proteção e defesa do meio ambiente. E o aquário é sem dúvida uma ferramenta fundamental nesse processo. Estamos retomando as visitas noturnas com o intuito de melhorar ainda mais esse trabalho”, afirmou.

O Aquário, tradicional espaço de atividades extracurriculares para escolas e universidades de MG, vai também oferecer atendimento especial nesta data para escolas municipais agendadas. “Esse acolhimento, que já acontece ao longo de todo ano, é uma importante ferramenta para reforço dos conteúdos educativos trabalhados em sala de aula, afinal, a experiência sensorial é capaz de sensibilizar e gerar memórias permanentes, além de uma maior conscientização sobre a importância de protegermos o meio ambiente. Trabalhar esses conceitos com as crianças potencializa as chances de mantermos viva a biodiversidade para as futuras gerações”, afirma Ana Paula Assunção, gerente de educação ambiental da FPMZB.

Sobre o Aquário

O Aquário da Bacia do Rio São Francisco, localizado dentro do Zoológico de BH, é o maior entre os temáticos do Brasil e destaca várias riquezas culturais do “Velho Chico”, como é conhecido o Rio São Francisco, um dos mais importantes do país.

Entre as cerca de 50 espécies de peixes que o visitante poderá conhecer de perto estão dourados, curimatãs, matrinxãs, piaus, pacamãs, cascudos, lambaris, mandis, piranhas, pacus, curimbas, piabas, surubins e pirambebas, além de espécies ameaçadas de extinção.

Ingresso

Nesta edição, será feito o controle de público, com limite de 500 visitantes. Não será possível estacionar nas dependências do Aquário, exceto os casos prioritários por lei, identificados com a credencial oficial, no limite de 20 vagas de estacionamento. O ingresso para a visita deve ser adquirido diretamente na bilheteria do Aquário, que será fechada às 21h. Para participar da atividade de visita aos bastidores, é necessário se inscrever em um dos grupos que serão organizados no próprio local. Ao chegar, basta o visitante procurar um dos educadores ambientais e manifestar o interesse.

Aqueles que não puderem comparecer nesta edição terão uma nova oportunidade de participar da Visita no mês de junho, quando uma nova edição será realizada em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Os detalhes serão divulgados em breve.

Serviço - Visita Noturna ao Aquário do Rio São Francisco

Data: sexta-feira (22)

Horário: das 18h30 às 22h (a bilheteria será fechada pontualmente às 21h).

Local: entrada exclusivamente pela avenida Antônio Francisco Lisboa, 450, Pampulha. O estacionamento dentro do Aquário será permitido somente para os casos prioritários em lei, identificados com a credencial oficial correspondente, no limite de 20 vagas.

Lotação máxima: 500 visitantes

Ingressos: devem ser adquiridos na bilheteria, no ato da visita.

Informações sobre valores de ingresso (pedestres e veículos): na página da Fundação de Parques, menu “Preços e horários”
Não será permitido estacionar nas dependências do Aquário, exceto as prioridades previstas em lei, com identificação por credencial oficial, no limite de 20 vagas.