Pular para o conteúdo principal

Prefeitura realiza limpeza e troca de bocas de lobo para reduzir impactos causados pela chuva
Foto: Rogério França

PBH realiza limpeza e troca de bocas de lobo na capital para evitar enchentes

criado em - atualizado em

Já se preparando para o período chuvoso, a Prefeitura realiza diariamente os serviços de limpeza, desobstrução e substituição de grelhas e bocas de lobo, com a remoção de lixo descartado irregularmente e de resíduos que escoam para a rede de microdrenagem. O trabalho é essencial para manter a capacidade da drenagem da cidade e mitigar os impactos das chuvas. Esses serviços são realizados pelas gerências regionais de manutenção da Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb). Ao todo, a capital tem aproximadamente 64 mil bocas de lobo.

 

Até o final de setembro deste ano, foram feitas 87 mil limpezas de bocas de lobo, com a remoção de aproximadamente 1,6 mil toneladas de resíduos, desobstruídos 38,5 km de rede e troca de 1.300 grelhas foram trocadas. O investimento estimado é de R$ 4,2 milhões em 2022.

 

A prefeitura se empenha para atender o mais rápido possível as solicitações de manutenção ou troca de grelhas de bueiros, visando minimizar os transtornos. Mas é dever também do cidadão belo-horizontino zelar pela cidade. Muitas das substituições, por exemplo, são provocadas por furtos e vandalismos. “O entupimento de bueiros com certeza agrava o problema de alagamentos da cidade, por isso que a Suzurb trabalha para manter o sistema de drenagem funcionando em sua capacidade máxima. As bocas de lobo precisam coletar a água pluvial, evitando o escoamento superficial e direcionando o fluxo de água para as galerias. Portanto, mais uma vez a gente faz um apelo para que a população contribua com essa manutenção evitando o descarte de lixo em lugares inadequados”, explica o subsecretário de Zeladoria Urbana, Leonardo Gomes.

 

O munícipe deve solicitar os serviços através dos seguintes canais oficiais de atendimento ao cidadão: aplicativo PBH APP ou Portal de Serviços.

 

Dicas para evitar entupimentos de bocas de lobo:

 

- Exponha os resíduos para a coleta domiciliar, devidamente acondicionados, somente nos dias e horários de recolhimento.

 

- Embale corretamente os resíduos em sacolas resistentes, bem fechadas e de tamanho adequado, para evitar que elas se abram e espalhem a sujeira.

 

- Não jogue lixo ou entulho nas vias públicas, córregos, lotes vagos e encostas. Além de poluir a cidade, os resíduos nas ruas entopem bocas de lobo e podem provocar enchentes.