Pular para o conteúdo principal

PBH realiza fiscalização em ônibus na Estação São Gabriel e na região Leste
Foto: Adão de Souza/ PBH

PBH realiza fiscalização em ônibus na Estação São Gabriel e na região Leste

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realizou nesta quinta-feira (25) uma operação conjunta da BHTrans e da Guarda Municipal nas proximidades da Estação São Gabriel e na avenida Itaité, no bairro São Geraldo, para fiscalização de veículos do transporte coletivo municipal. Três veículos foram autuados por irregularidades e removidos para o Pátio do Detran/MG. Confira as imagens da operação e a sonora do Gerente de Operações da BHTrans, Arthur Abreu.

 

Dois dos ônibus foram enquadrados por má conservação (pneus desgastados ou lisos), nas linhas 85 (Estação São Gabriel/ Centro - via Floresta) e 9214 (Caetano Furquim / Havai – via Alto Havai), e o terceiro na linha 9211 (Caetano Furquim/Havai), por problemas na documentação (Ausência do Certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV)). Todos os veículos pertencem ao Consórcio BH Leste.

 

A Prefeitura tem intensificado a fiscalização de itens de segurança e de licenciamento dos veículos do transporte coletivo municipal. As ações têm ocorrido nas garagens das concessionárias do sistema e no entorno das estações do MOVE e BHBUS. Os veículos que não estão em condições adequadas de operação têm as autorizações de tráfego recolhidas, são autuados e, em alguns casos, removidos para o pátio do Detran.

 

Os ônibus flagrados com irregularidades precisam passar por vistoria técnica para verificar se as questões foram regularizadas. Caso positivo, recebem nova autorização de tráfego e podem voltar a operar no sistema coletivo da capital. 

 

O trabalho visa sanar as irregularidades e fazer com que os concessionários cumpram o regulamento dos serviços de transporte público coletivo e convencional de passageiros por ônibus, com o objetivo de assegurar a continuidade e a segurança da prestação dos serviços para a população.

 

Operações como a de hoje são realizadas a partir do acompanhamento diário dos agentes da BHTrans e, também, das contribuições dos usuários por meio do PBH APP, do  WhatsApp: (31) 98472-5715 e o Portal de Serviços. É importante que os usuários indiquem o número da linha, o horário e, se possível, o número do veículo para melhor direcionar as equipes de fiscalização.