19 December 2023 -
A Prefeitura de Belo Horizonte promove nesta quinta-feira (21) a Feira da Segurança Alimentar e da Economia Solidária, um evento inédito, para encerrar as atividades de 2023. Das 9h às 18h, a Feira acontecerá no Quarteirão Pataxós, na Rua dos Carijós, entre a Praça Sete e a Rua Espírito Santo, no Centro.
Empreendedores e agricultores participantes de programas municipais farão a exposição e comercialização de produtos. Na Feira, poderão ser encontrados itens da agricultura urbana, como legumes, frutas, verduras e outros itens produzidos por agricultores familiares e urbanos, e itens da economia solidária, como peças de vestuário, artesanato, cosméticos, acessórios e comidas feitas na hora.
A Feira é uma parceria da Prefeitura de Belo Horizonte, da Associação Horizontes Agroecológicos e da Emater Minas Gerais.
Políticas públicas
A Economia Solidária e a Agricultura Urbana são estratégias da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, respectivamente, com foco na geração de renda e promoção da autonomia de famílias do município.
A Economia Popular Solidária (EPS) tem como propósito principal estimular a economia local por meio da geração de trabalho e renda, integrada à inclusão social. O objetivo desse projeto é impulsionar a comercialização solidária, orientada pelos princípios de autogestão, reciprocidade, coletividade, valorização dos produtos regionais, justiça de preços e sustentabilidade. No caso da Agricultura Urbana há, ainda, o incentivo a práticas sustentáveis de produção de alimentos dentro da cidade, promovendo a melhoria da qualidade na alimentação. Tudo isso enquanto respeita as relações de gênero, raça, etnia, religião e preserva o meio ambiente.