12 December 2023 -
Em celebração ao Dia Internacional Contra a Corrupção, comemorado em 9 de dezembro, a Prefeitura de Belo Horizonte realizou a cerimônia de Premiação da 1ª Edição do Prêmio +Integridade CTGM - 2023. Sob o tema “Integridade como estratégia à corrupção”, o evento ocorreu nessa segunda-feira (11) e reconheceu boas práticas na administração pública, direta, autárquica e fundacional, além das empresas estatais do município de Belo Horizonte.
Ao todo, 46 práticas foram inscritas pelos órgãos/entidades do Poder Executivo Municipal, das quais 12 foram premiadas pela excelência e impacto. Ainda durante a premiação, foi concedido o Selo +Integridade aos órgãos e entidades que publicaram seus planos de integridade no prazo estabelecido no art. 8ª do Decreto Municipal 18.337/23. Este selo reconhece o comprometimento dessas instituições em promover a integridade e a transparência. Durante o evento, também foi lançada a Campanha Interna de Integridade Pública.
A cerimônia de premiação, que contou com a participação do Prefeito Fuad Noman, representou um marco significativo no compromisso contínuo da Prefeitura de Belo Horizonte com a promoção da integridade e o combate à corrupção.
Nas palavras do secretário municipal Adjunto de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Afonso Nunes da Cruz Neto, o trabalho da Controladoria-Geral do Município no fomento à integridade municipal tem promovido uma mudança importante na cultura organizacional do Municipal”.
Para o controlador-geral do Município, Leonardo Ferraz, “o evento de entrega do prêmio +Integridade representa, de um lado, o reconhecimento do engajamento dos órgãos e entidades da PBH na internalização do valor integridade, compreendido a partir das suas múltiplas dimensões, e de outro, o coroamento da estratégia da CTGM de disseminar essa cultura a partir de uma estratégia de sensibilização, capacitação e diálogo com toda a gestão municipal”.
O trabalho realizado pelo Observatório do Milênio de Belo Horizonte venceu na categoria “Aprimoramento da transparência”. A rede é coordenada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SMPOG), e atua em conjunto com sete parceiros institucionais. O objetivo é produzir e disseminar informações qualificadas sobre a cidade de Belo Horizonte, com vistas a subsidiar as políticas públicas do município.
"Ficamos muito honrados com o prêmio recebido. Trata-se de um reconhecimento de uma prática que acaba de completar 15 anos com resultados muito positivos. A produção de dados e informações qualificadas sobre a cidade pela rede do Observatório é um instrumento importante para o aprimoramento das políticas públicas da cidade", disse a analista de políticas públicas da SMPOG, Rosane Castro.