Pular para o conteúdo principal

 PBH realiza “Conversa ao Pé do Fogão” sobre gastronomia e tradição quilombola
Foto: Ricardo Laf

PBH realiza “Conversa ao Pé do Fogão” sobre gastronomia e tradição quilombola

criado em - atualizado em

O Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (CRCP) promove uma edição especial do “Conversa ao Pé do Fogão” nesta quarta-feira (13), às 14h, dentro da programação do Mês da Consciência Negra. O bate-papo abordará tradição e gastronomia quilombola e contará com a presença de representantes do Quilombo Mangueiras. O evento é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Lumiar, e será aberto ao público. 

Realizado na área do fogão à lenha do CRCP, o “Conversa ao Pé do Fogão” trará os sabores dos pratos preparados pelas cozinheiras do Quilombo Mangueiras e uma conversa com a matriarca Wanda de Oliveira, que compartilhará saberes e histórias da resistência quilombola. 

Criado em 2006, o projeto “Conversa ao Pé do Fogão” valoriza uma das práticas mais antigas da humanidade — o ato de reunir pessoas em torno de um fogão à lenha para uma sobre cultura popular e tradicional na capital, passada de geração para geração. 

Sobre o CRCP

O Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (CRCP) é um espaço de fomento e debate em torno da cultura popular e tradicional, contribuindo para sua identificação, registro e promoção. O equipamento, além de oferecer oficinas, espetáculos e exposições, se estrutura como um espaço de discussão permanente sobre a cultura popular na capital, configurando-se como um centro de excelência e importante espaço de formação. 

O CRCP cria um canal aberto e contínuo de comunicação com os principais agentes e representantes da diversidade cultural da cidade, de forma a elaborar políticas públicas capazes de garantir as condições sociais de reprodução e perpetuação do nosso patrimônio imaterial, sem desconsiderar as especificidades de cada uma das manifestações ali retratadas.