Pular para o conteúdo principal

PBH realiza ações de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes
Foto: Stênio Lima/PBH

PBH realiza ações de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

criado em - atualizado em

No mês de enfrentamento da violência e da exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança a Alimentar e Cidadania, realiza ações de conscientização e sensibilização da população. A ação visa sensibilizar, conscientizar e alertar sobre a necessidade de combater esse tipo de crime, bem como incentivar o registro de denúncias das violações sofridas pelo público infanto-juvenil.

O dia 18 de maio foi estabelecido em lei como data de referência Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e, nos dias 17, 18 e 19, o Edifício-Sede da Prefeitura, o Obelisco da Praça Sete e a Fonte Cruzeiro do Sul serão iluminados na cor laranja para marcar a data. Ao longo de todo o mês, os CRAS, CREAS, as Coordenações de Proteção Social e Cidadania e Conselhos Tutelares promovem oficinas, cortejos, rodas de conversa, atividades de conscientização nos territórios e blitz educativas. Toda a programação está disponível no Portal da PBH.

A Prefeitura apoia institucionalmente a campanha do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Maio Laranja), promovida pela Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA). É, ainda, parceira da Câmara Municipal de Belo Horizonte na sensibilização dos cidadãos sobre o assunto.

Maio Laranja

Em Belo Horizonte, a Prefeitura instituiu, em 2018, o mês Maio Laranja e a data de 18 de maio como Dia Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, agenda que integra o calendário oficial de eventos do Município. Esse foi considerado um importante passo para o fortalecimento das ações de conscientização, prevenção, orientação e combate a esse tipo de atitude, assim como para favorecer a integração da rede de proteção e de toda a sociedade.