Pular para o conteúdo principal

Museu da Moda iluminado durante à noite
Foto: Ricardo Laf

PBH realiza 7ª edição do Noturno nos Museus com espaços abertos até às 23h

criado em - atualizado em

Um dos eventos de maior destaque do calendário cultural de Belo Horizonte está de volta! Vem aí o Noturno nos Museus 2022. No próximo dia 18 de novembro, 30 museus públicos e particulares da capital, Centros de Referência e Centros de Memória estarão abertos em horário alternativo, das 18h às 23h, com uma ampla programação com 63 atividades culturais, incluindo exposições com visitas especiais, apresentações musicais, de dança, literatura, performance, entre outras atrações. Haverá ainda a inauguração de experiências multissensoriais envolvendo a arte, ciência, memória e cultura da cidade. Toda a programação é gratuita (exceto duas atividades que contam com ingressos a preços populares) e está disponível on-line. O público terá transporte gratuito para circular entre os museus e instituições participantes.

 

Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, o “Noturno nos Museus” tem por objetivo fomentar e intensificar a presença e a relação do público com os museus da cidade, além de criar oportunidades de visitas noturnas ampliando o horário de funcionamento das Instituições e oferecendo uma experiência fora do cotidiano dos equipamentos culturais. Os Museus e Centros de Referência vinculados à Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, além de outros museus públicos e privados, permanecerão abertos até às 23h, oferecendo ao público programações especiais alinhadas com sua vocação e capacidade. Essa é uma ação que promove o convívio com os museus e ocorre também em outras cidades brasileiras e estrangeiras como: Porto Alegre, Buenos Aires (Argentina), Barcelona (Espanha) e Amsterdam (Holanda). Nessa ocasião, as instituições que geralmente funcionam com cobrança, terão entrada gratuita durante o Noturno nos Museus.

 

A secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, celebra a retomada da iniciativa depois de ficar suspensa em função da pandemia. “O Noturno nos Museus é uma ação que integra a política de memória e patrimônio cultural do município. Depois de 3 anos conseguimos voltar com este importante evento para o calendário cultural da cidade, promovendo um amplo acesso aos espaços museológicos e seus acervos e incentivando ações de difusão desenvolvidas por essas instituições. Importante também a participação do público que tem a oportunidade de vivenciar novas possibilidades de fruição artística”, destaca.

 

A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, ressalta a diversidade ofertada pelos museus públicos e particulares de Belo Horizonte. “O Noturno nos Museus faz um convite a toda a população para vivenciar as instituições museológicas da capital de maneira inusitada, o que possibilita redescobrir a cidade por meio de sua produção histórica, artística, científica e cultural. A ideia é lançar luz sobre os museus da cidade e oferecer uma programação acessível e democrática, em horário alternativo. Além da programação ampla e diversa, ainda ofereceremos o transporte coletivo e gratuito, com percursos que ligam os equipamentos culturais facilitando a circulação e deslocamento do público entre os museus”, afirma.

 

Transporte gratuito

 

Para promover a mobilidade da população entre as instituições, serão disponibilizadas, gratuitamente, 12 vans que irão circular das 18h às 23h, em percursos especiais conectando diferentes museus e centros de referência e memória. Trata-se de uma oportunidade para que o público consiga visitar vários espaços durante a noite e vivenciar experiências diferentes em cada instituição. As vans estão sujeitas à lotação, de acordo com a capacidade, e vão circular com regularidade entre os equipamentos culturais. Os roteiros podem ser consultados on-line.

 

Destaques da programação

 

Museus da PBH - Na programação, 22 atrações acontecem nos museus e equipamentos culturais públicos municipais, sendo todas as atividades gratuitas. Um dos destaques do Museu da Moda será o espetáculo de dança “Vogue Forever”, às 21h, que celebra o ritmo urbano Vogue e a cultura Ballroom abrindo espaço para a diversidade em Belo Horizonte ao reunir moda, dança, arte drag e maquiagem. A atividade será oferecida em parceria com o Circuito Municipal de Cultura.

 

O Museu Histórico Abílio Barreto conta com três atividades, entre elas a apresentação do Grupo de Contadores de Estórias Miguilim, das 19h às 20h, que comemora 25 anos de atividades e retoma suas apresentações presenciais em eventos públicos, narrando trechos das obras de João Guimarães Rosa, maior escritor brasileiro do século XX.

 

O Museu da Imagem e do Som contará com três atrações, com destaque para a apresentação da Orquestra Jovem das Gerais, com o repertório voltado para trilhas de cinemas que marcaram época, das 19h às 20h, e a exibição de filme em empena de prédios vizinhos ao museu.

 

A programação acontece também nas três unidades museais do Conjunto Moderno da Pampulha: o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile e o Museu Casa Kubitschek. Serão três atividades na Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, sendo uma delas a atividade “Hoje tem Baile”, das 20h às 22h, com a apresentação musical da Ultra Jazz Big Band, sob a regência do maestro Everson Salazar. No repertório estão músicas que evocam a função original da Casa do Baile como espaço dançante, numa programação que inicia as comemorações de 80 anos da Casa e que convida o público a experimentar um baile no salão.

 

O Museu Casa Kubitschek também realizará três atividades no Noturno nos Museus com destaque para a performance “Clarice em Casa”, às 22h. A atração traz cenas criadas a partir de contos e textos de Clarice Lispector apresentadas no interior da casa modernista que abriga o Museu Casa Kubitschek. A atividade é gratuita sendo necessária a retirada de ingressos neste site.

 

Também integram a programação outros dois equipamentos culturais públicos municipais. O Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado estará aberto a visitação às exposições e apresentação do Projeto “Nujazz no Parque”, que promove Encontro de DJs, das 19h às 23h, entre outras atividades. Já o Centro de Referência da Dança - CRDançaBH recebe o Baile Mimulus Cia de Dança em homenagem a Baby Mesquita, das 19h às 22h. Com momentos de apresentações artísticas e acervo de figurinos expostos, a atividade celebra a arte de Baby Mesquita, fundadora, ex-diretora, produtora e figurinista da Mimulus Cia de Dança durante seus 32 anos.

 

Museus e instituições parceiras - Além dos museus públicos municipais, em 2022, o Noturno nos Museus contará com a participação de mais 24 instituições públicas e privadas com programações parceiras.

 

Uma das atrações disponibilizadas pelo Espaço do Conhecimento UFMG serão as "Exibições de filmes na Fachada Digital", das 18h30 às 22h30. A Fachada Digital do Espaço do Conhecimento, revestida por um material vítreo especial que transforma o edifício numa grande tela de projeção, exibirá vídeos diversos ligados a temáticas de cultura, ciência e arte, bem como a programação mensal do museu e projetos gratuitos para o público.

 

No Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, no bairro Horto, serão oferecidas visitas mediadas ao "Presépio do Pipiripau", criado ao longo do século XX, pelo artista Raimundo Machado Azevedo. Ele sincroniza 586 figuras móveis, distribuídas por 45 cenas, que contam a história da vida e da morte de Jesus Cristo, no cotidiano de uma cidade, com sua variedade de artes e ofícios.

 

O Museu de História Natural PUC também participa do Noturno dos Museus com a "Observação de corpos celestes", das 18h às 21h. Esta oficina usa a projeção do céu do local e do dia, sendo possível mostrar, também, qualquer corpo do sistema solar. Na projeção, é possível visualizar planetas, estrelas, constelações e objetos do céu profundo, além de conceitos básicos de astronomia, como as estações do ano e o movimento dos corpos celestes. E, caso o clima e o tempo do dia permitam, será feita a observação utilizando telescópio.

 

O Palácio das Artes participará do Noturno nos Museus, oferecendo, entre as atividades, a visitação, das 19h às 22h, à "Exposição: Afirmação Modernista". A mostra está em cartaz na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, Galeria Genesco Murta e Galeria Arlinda Corrêa Lima. Com curadoria de Marcus Lontra e Viviane Matesco, a exposição conta com 135 obras, de diversos artistas, produzidas entre os séculos XIX e XX. Os trabalhos destacam a arte modernista e reúne obras de grandes nomes como Di Cavalcanti, Cícero Dias, Oswald Goeldi, Djanira, Guignard, dentre outros.

 

Algumas atividades da programação serão voltadas para o público infantil e suas famílias. No Centro Cultural Unimed BH-Minas, uma das atrações será a ação educativa da exposição "Maria Helena Andrés Centenária", das 18h às 18h30, e das 19h às 19h30. Nela, a Galeria de Arte do Centro Cultural Unimed-BH Minas irá receber, gratuitamente, grupos de crianças e suas famílias para uma ação educativa especial com oficina de desenho para crianças e seus acompanhantes, inspirados nas obras em cartaz na Galeria. A exposição de Maria Helena Andrés, comemora o centenário da artista, apresentando uma síntese de sua extensa obra.

 

A "Oficina de construção de brinquedos" será uma das atrações do Museu dos Brinquedos, das 18h às 21h, em que os visitantes poderão também construir seus próprios bonecos e bonecas, usando materiais reciclados, como jornal, pedaços de tecidos, botões, lã e muita imaginação.

 

Também participam da programação com diversas atividades as instituições: Casa Fiat de Cultura, Museu da História da Inquisição, SESI Museu de Artes e Ofícios, Centro de Memória da Justiça do Trabalho de Minas Gerais (CMJT-MG), Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Minas Gerais - Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, Centro de Estudos Marista, Museu Mineiro, MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, CâmeraSete / Fundação Clóvis Salgado, Ponto Cultural CDL, CCBB BH - Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte, Memorial do Bordado, Memorial Minas Gerais Vale,  Instituto Undió, Museu Brasileiro do Futebol e Centro de Memória Ciências Médicas-MG.