Pular para o conteúdo principal

II Festival Gastronômico dos Restaurantes Populares de Belo Horizonte
Arte: PBH

PBH realiza 2ª edição de Festival Gastronômico dos Restaurantes Populares

04/04/2019 | 20:27 | atualizado em 09/04/2019 | 09:01
No próximo sábado, dia 6 de abril, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, realiza a 2ª edição do Festival Gastronômico. O evento, que encerra processo de formação de colaboradores dos Restaurantes Populares, realizado em 2018, e escolhe melhores pratos.

 

As equipes, compostas por representantes das quatro unidades dos Restaurantes Populares da cidade, vão disputar o melhor prato principal e a melhor sobremesa. O evento acontece no Restaurante Popular Josué de Castro (rua Ceará, 490, Santa Efigênia) e tem como tema desta edição a Técnica.

 

Antes de chegar ao Festival, os colaboradores dos Restaurantes Populares participaram de cursos de capacitação, com aulas sobre técnicas gastronômicas e atendimento ao público, em 2018. Em seguida, as equipes elaboraram e testaram uma guarnição e uma sobremesa, até definir aquelas que serão apresentadas no Festival Gastronômico.

 

Os pratos serão julgados por sete jurados, incluindo especialistas das áreas de gastronomia e nutrição, que vão analisar critérios como criatividade, apresentação visual, sabor, textura e utilização de técnicas ensinadas nas oficinas. Por fim, serão atribuídas notas de 0 a 10, e eleita a equipe vencedora. Dentre as premiações, está uma viagem técnica que será sorteada entre o grupo vencedor.

 

O Festival Gastronômico é aberto apenas para convidados e imprensa, mas as receitas vencedoras serão adaptadas e incorporadas ao cardápio dos Restaurantes Populares e poderão ser conhecidas por toda a população ao longo do ano, a baixo custo. O diretor de Restaurantes e Refeitórios Populares da Prefeitura de Belo Horizonte, Wellemy Nogueira, fala dos resultados percebidos na primeira edição do Festival Gastronômico e da expectativa para a esta edição. “O Festival Gastronômico é a finalização de um trabalho de formação desenvolvido no decorrer do ano, no qual os funcionários podem expor parte do aprendizado em uma competição saudável”, avalia.

 

 

Formação

A subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Darklane Rodrigues, destaca a importância da constante formação dos colaboradores dos Restaurantes Populares. “A formação continuada dos servidores públicos é sempre importante para a garantia do melhor atendimento aos nossos usuários. No caso dos restaurantes, significa a garantia de uma alimentação saudável e produzida dentro das normas da vigilância sanitária para a manipulação dos alimentos” afirma. Darklane ressalta ainda que a formação continuada garante também, a sustentabilidade e o sabor dos alimentos, respeitando os valores alimentares da comunidade, agregando novas práticas e valores ao trabalho.

 

 

Primeira edição

A primeira edição do Festival Gastronômico, realizada em novembro de 2017, teve como vencedor o Restaurante Popular Maria Regina Nabuco, de Venda Nova. A equipe preparou como prato principal um Canelone de berinjela com ricota e nozes ao pesto de manjericão e como sobremesa Pera em calda de especiarias com sorvete de banana e morango.

 

 

Cerca de quinze cidadãos sentados em duas mesas, almoçando, em uma sala com um banner do Restaurante Popular ao fundo.

 


Últimas Notícias

Imagem do viaduto Bolivar, que faz parte da Via 710 Novo viaduto sobre a via 710 é liberado nesta terça-feira

O viaduto Bolivar será uma importante conexão entre os dois bairros União e Fernão Dias.

30/06/2020 | 17:39
Arte feita pela Prefeitura para o FIQ em Casa 2020 FIQ em casa chega à última semana com produção digital e quadrinhos políticos

Iniciado no dia 5 de junho, a versão on-line do FIQ tem programação inédita até esta sexta-feira, dia 3 de julho.

29/06/2020 | 15:42