Pular para o conteúdo principal

II Festival Gastronômico dos Restaurantes Populares de Belo Horizonte
Arte: PBH

PBH realiza 2ª edição de Festival Gastronômico dos Restaurantes Populares

criado em - atualizado em
No próximo sábado, dia 6 de abril, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, realiza a 2ª edição do Festival Gastronômico. O evento, que encerra processo de formação de colaboradores dos Restaurantes Populares, realizado em 2018, e escolhe melhores pratos.

 

As equipes, compostas por representantes das quatro unidades dos Restaurantes Populares da cidade, vão disputar o melhor prato principal e a melhor sobremesa. O evento acontece no Restaurante Popular Josué de Castro (rua Ceará, 490, Santa Efigênia) e tem como tema desta edição a Técnica.

 

Antes de chegar ao Festival, os colaboradores dos Restaurantes Populares participaram de cursos de capacitação, com aulas sobre técnicas gastronômicas e atendimento ao público, em 2018. Em seguida, as equipes elaboraram e testaram uma guarnição e uma sobremesa, até definir aquelas que serão apresentadas no Festival Gastronômico.

 

Os pratos serão julgados por sete jurados, incluindo especialistas das áreas de gastronomia e nutrição, que vão analisar critérios como criatividade, apresentação visual, sabor, textura e utilização de técnicas ensinadas nas oficinas. Por fim, serão atribuídas notas de 0 a 10, e eleita a equipe vencedora. Dentre as premiações, está uma viagem técnica que será sorteada entre o grupo vencedor.

 

O Festival Gastronômico é aberto apenas para convidados e imprensa, mas as receitas vencedoras serão adaptadas e incorporadas ao cardápio dos Restaurantes Populares e poderão ser conhecidas por toda a população ao longo do ano, a baixo custo. O diretor de Restaurantes e Refeitórios Populares da Prefeitura de Belo Horizonte, Wellemy Nogueira, fala dos resultados percebidos na primeira edição do Festival Gastronômico e da expectativa para a esta edição. “O Festival Gastronômico é a finalização de um trabalho de formação desenvolvido no decorrer do ano, no qual os funcionários podem expor parte do aprendizado em uma competição saudável”, avalia.

 

 

Formação

A subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Darklane Rodrigues, destaca a importância da constante formação dos colaboradores dos Restaurantes Populares. “A formação continuada dos servidores públicos é sempre importante para a garantia do melhor atendimento aos nossos usuários. No caso dos restaurantes, significa a garantia de uma alimentação saudável e produzida dentro das normas da vigilância sanitária para a manipulação dos alimentos” afirma. Darklane ressalta ainda que a formação continuada garante também, a sustentabilidade e o sabor dos alimentos, respeitando os valores alimentares da comunidade, agregando novas práticas e valores ao trabalho.

 

 

Primeira edição

A primeira edição do Festival Gastronômico, realizada em novembro de 2017, teve como vencedor o Restaurante Popular Maria Regina Nabuco, de Venda Nova. A equipe preparou como prato principal um Canelone de berinjela com ricota e nozes ao pesto de manjericão e como sobremesa Pera em calda de especiarias com sorvete de banana e morango.

 

 

Cerca de quinze cidadãos sentados em duas mesas, almoçando, em uma sala com um banner do Restaurante Popular ao fundo.