30 Abril 2024 -
Moradoras do Morro das Pedras que atuam com gastronomia iniciaram, nessa segunda-feira (29), as atividades da Jornada Empreendedora promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte para o desenvolvimento dessas profissionais. A qualificação, realizada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), oferece ampla programação para cerca de 20 mulheres, até o dia 9 de junho, no Espaço Social e Cultural É Tudo Nosso.
O curso é voltado para técnicas de comercialização com foco em gastronomia. Entre as temáticas, irá abordar práticas e precificação para produção de marmitas, de lanches e doces. E práticas de delivery. “Queremos contribuir para aperfeiçoar os conhecimentos dessas profissionais e agregar mais valor aos negócios gastronômicos do território”, destacou o subsecretário de Trabalho e Emprego, Luíz Otávio Fonseca, que participou da aula de inauguração.
As atividades da Jornada Empreendedora foram planejadas conforme a demanda identificada em diagnóstico realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico com as moradoras.
“A gastronomia é muito importante para nós. Muitas cozinheiras são pessoas de vilas e favelas que aprenderam a cozinhar cedo e hoje precisam apenas de uma força para empreender, para ter o serviço valorizado. Fazer um curso de empreendedorismo é muito importante. Gostaria de ver meu trabalho saindo da favela e sendo reconhecido em vários lugares”, destacou a participante da Jornada Empreendedora, Elaine das Graças Silva.
Jornada Empreendedora
A Jornada Empreendedora nas comunidades de Belo Horizonte faz parte do Programa de Inclusão Produtiva em Vilas e Favelas, com foco no Microempreendedor Individual, uma parceria entre o Sebrae e a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.